quarta-feira, 13 de março de 2013

VATICANO: Igreja Católica elege novo Papa agora a tarde.

Os 115 cardeais reunidos há dois dias na Capela Sistina, no Vaticano, elegeram na noite desta quarta-feira (13), tarde no Brasil, o novo líder da Igreja Católica. A identidade do sucessor do papa Bento 16 será revelada em instantes.

A decisão saiu no segundo dia do conclave, iniciado na tarde de terça-feira (12). Foram necessárias cinco votações para que os 115 cardeais eleitores chegassem a um nome de consenso: uma na tarde de ontem, duas na manhã de hoje e mais duas na tarde de hoje.
Além da fumaça branca, expelida às 19h06 locais(15h06 em Brasília), a escolha do novo papa foi anunciada com o badalar dos sinos da Basílica São Pedro.
O novo líder dos católicos, cuja identidade ainda não foi revelada, será apresentado dentro de alguns instantes a uma multidão de católicos que ocupa a praça São Pedro.
Antes disso, o novo papa, que teve de conseguir o apoio de ao menos dois terços dos cardeais eleitores (77 votos) para ser eleito, participa do último ato do conclave, respondendo a duas perguntas: "Aceita sua eleição como Sumo Pontífice?" e "Como quer ser chamado?".
Na manhã de quarta-feira (13), no segundo dia do conclave, a chaminé foi acionada mais uma vez após uma rodada de duas votações. A primeira fumaça de hoje, de cor preta, foi expelida por volta das 11h40 (hora local, 7h40 em Brasília).

Mas à tarde, após a quinta votação deste conclave, os 115 cardeais eleitores chegaram a um consenso e definiram o eleito. Pela terceira vez, a chaminé foi acionada sobre a Capela Sistina, e, acompanhando os sinos da basílica, lançou a fumaça de cor branca.

R7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário