sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Um breve histórico da vida de uma cidadã Jordanense e sua luta no dia-dia.

Antônia Lopes dos Santos é seu nome. Nascida no dia 5 de maio de 1973, no Seringal Duas Nações, é filha de Francisco Fontenele de Albuquerque e de dona Maria de Fátima Lopes dos Santos. Depois foi morar no Seringal cachoeira de propriedade do senhor Hilário de Holanda onde seu pai trabalhou como gerente. Casou-se em 1990 aos 17 anos de idade e foi para o seringal Boca de Pedra, que era gerenciado pelo Sr. João da Rocha Melo.

Em 1994 aos 21 anos de idade, veio par o Município de Jordão onde trabalhava como diarista em várias funções, limpando ruas, por exemplo, com enxada a uma diária no valor de 1 real na época.

Em 1999 já aos 25 anos, foi para Tarauacá, quando em 2003 prestou concurso para zeladeira pelo município de Jordão alcançando uma das vagas. Em Tarauacá Toinha como é conhecida, além de dar conta do seu trabalho, ainda vendia salgados e churrasco para completar a renda da família. Foram 10 longos anos nessa luta.

No di 16 de janeiro de 2013, Toinha voltou para a cidade de Jordão. Depois de 24 anos casada e de muito sofrimento em seu relacionamento, resolveu por um ponto final e procurar outra pessoa que viesse contribuir na sua longa e sofrida jornada.

Hoje Antônia está casada com o senhor Antônio Francisco Correia da Silva, também com 40 anos, onde os dois vivem uma vida feliz rindo do passado e cuidando do futuro.  

Por João Bráz/Blog Jordão Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário