sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Família de Genoino lança site para arrecadar doações e pagar multa.

A família do ex-presidente do PT e ex-deputado federal José Genoino, condenado no processo do mensalão, lançou um site na noite de quinta-feira (9) para arrecadar doações que ajudem o petista a pagar a multa de R$ 468 mil estipulada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Veja aqui o site criado para receber as doações.)

Na segunda-feira (6), o juiz Bruno Ribeiro, da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal, determinou que Genoino fosse intimado a pagar a multa. A filha do petista, Miruna Genoino, escreveu no Facebook que a família não tem o dinheiro necessário.

No site, que segundo o PT foi uma iniciativa de Miruna, o interessado em contribuir recebe informações sobre a conta bancária em que deve ser feito o depósito. É uma conta da Caixa Econômica Federal, em nome de Genoino.

Quem fizer o depósito recebe ainda uma senha para acompanhar o ritmo das arrecadações. No site, há indicações sobre sites e blogs para leitura, entre eles o do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, também condenado pelo STF no processo do mensalão.

O
 G1 tentou entrar em contato com Miruna Genoino, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.
Genoino, segundo o advogado Cláudio Alencar, terá até o dia 20 de janeiro para depositar o valor da multa, que ainda será corrigido pela variação da inflação.

O ex-deputado também foi condenado a uma pena de prisão de 6 anos e 11 meses no regime semiaberto, que atualmente cumpre em regime domiciliar, em Brasília, em razão de problemas de saúde. No dia 27 de dezembro, o presidente do STF e relator do processo do mensalão, ministro Joaquim Barbosa, prorrogou a prisão domiciliar de Genoino até o fim de fevereiro.

Em mensagem publicada no site de doações, a família do ex-presidente do PT afirma que "Genoino não tem patrimônio para arcar com tal despesa". Ainda na mensagem, o site afirma aos interessados em fazer doações que "os amigos, seus companheiros, eleitores e admiradores, os homens e as mulheres de bem não vão deixar" que ele arque com a multa.

"Vamos levantar nos próximos dias o dinheiro para quitar a multa. Cada um contribuirá com o que estiver a seu alcance. Que fique bem claro que não estamos reconhecendo nenhum fundamento de justiça na multa. Mas não ficaremos parados quando se busca humilhar um homem da estatura moral e política de Genoino. Não recusaremos a oportunidade de responder à maldade com solidariedade, à mesquinhez com altivez, à perseguição com muita luta no coração", diz a mensagem.

No mês passado, Genoino renunciou ao mandato de deputado federal, antes de a Mesa Diretora da Câmara aprovar a abertura de seu processo de cassação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário