sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Governador visita base da Petrobras em Cruzeiro do Sul.

 
Tião Viana conheceu as estruturas da base que aumentará em oito vezes o armazenamento de combustíveis em Cruzeiro do Sul (Foto: Sérgio Vale/Secom)
O governador Tião Viana visitou na manhã desta sexta-feira, 10, as obras da nova Base de Distribuição de Combustíveis da Petrobras (BR) em Cruzeiro do Sul, a Basul II. O mega investimento de R$ 213 milhões fará com que a capacidade de armazenamento do Juruá passe de 2,7 milhões de litros de combustível para 30 milhões por mês, principalmente agora com a conclusão da BR-364, que se torna outro acesso à base, além do já consolidado transporte fluvial.

São 400 empregos diretos, com 80% dos cargos ocupados por mão de obra local

O local ocupa uma área de 380 mil metros quadrados e é hoje a segunda obra mais cara da Petrobras em termos de logística. São 400 empregos diretos, com 80% dos cargos ocupados por mão de obra local. A Basul I, construída em 1984, será desativada totalmente.

Para o governador Tião Viana, esse é um investimento de significado gigantesco para toda a região do Juruá. “A Petrobras irá aumentar em oito vezes a distribuição de combustíveis em Cruzeiro do Sul. Nós teremos uma eterna gratidão à presidenta Dilma por esse investimento, porque combustível também é um elemento essencial para o desenvolvimento no Acre”, disse Tião Viana.

O investimento da Petrobras para Basul II é de R$ 213 milhões (Foto: Sérgio Vale/Secom)
A base ainda não está operando, mas se prepara para ser inaugurada entre abril e maio deste ano, com um sistema de alta tecnologia, totalmente automatizado. O diretor de Operações e Logística da BR, Vilson da Silva, recebeu o governador e explicou as vantagens da nova base: “Com nossa capacidade aumentada, garantiremos todo o suprimento da Petrobras no Acre. A Basul I foi aos poucos envolvida pelo crescimento da cidade. Agora, a nova base está isolada da área urbana, o que também representa uma gigantesca segurança”.

Para o senador Jorge Viana, a base também tem que ser vista como uma oportunidade única para avanços no Acre. “A maior importância desse investimento é porque ela é um ponto estratégico. O combustível é de vital importância paro o desenvolvimento do Acre e ainda precisamos encontrar, junto com o governo federal e a BR distribuidora, maneiras de diminuir os custos”, reforça o senador.

Com as obras iniciadas em 2010, a base da Petrobras foi um desafio tanto logístico quanto operacional. “Sabíamos que teríamos dificuldades com a mão de obra no Acre. Mas encontramos no povo daqui uma grande capacidade de aprender, capacitamos essas pessoas e deixaremos um legado de pessoas que serão capazes de trabalhar na futura prospecção de gás”, destacou o diretor de produção da empresa que executa a obra, Leonardo Miers.


Nenhum comentário:

Postar um comentário