quarta-feira, 11 de setembro de 2013

RIO BRANCO: Marcus Alexandre propõe regionalização do IDH do Município.

A proposta foi apresentada durante o seminário sobre os avanços do IDH no Acre, realizado pela manhã na Biblioteca Pública.


O prefeito Marcus Alexandre propôs nesta segunda-feira, 9, a medição regionalizada do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) produzido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A proposta foi apresentada durante o seminário sobre os avanços do IDH no Acre, realizado pela manhã na Biblioteca Pública.

Os dados do Atlas do Desenvolvimento Humano foram detalhados pelo coordenador residente da ONU e representante do PNUD no Brasil, Jorge Chediek, e pela técnica do PNUD, Daniela Gomes, no evento promovido pelo Gabinete do senador Jorge Viana com apoio da equipe do senador Aníbal Diniz e do governador Tião Viana.

Para Marcus Alexandre, há diferenças entre Estados, entre municípios e, nestes, há diferenças entre os bairros. Não se pode estabelecer indicadores padrões quando se trata, por exemplo, de se comparar o bairro do Bosque com Vila de Santa Cecília –o primeiro, uma região dotado em quase 100% de infraestrutura e o segundo com carências ainda desafiadoras.

Sobre os resultados que colocam Rio Branco como a capital de melhor desempenho no IDH-M, o prefeito foi objetivo: “A gente vê esses números com muita alegria, mas também com muita responsabilidade”, disse ele.

Nesse contexto, o Acre pode ser um estudo de caso para o PNUD, já que experimentou incremento de 60% no IDH na última década. Nesse período (2000-2010) o IDH médio do Brasil cresceu 47%, com destaque para os componentes de acesso à saúde, educação e longevidade.   Neste último item,  o acreano ganhou oito anos  na tábua de vida calculada pelo IBGE e tabulada no IDH do PNUD.

O objetivo do seminário foi debater com representantes da sociedade acreana as novas informações constantes no Atlas do Desenvolvimento Humano, elaborado pelo PNUD, IPEA e Fundação João Pinheiro que apontaram melhora significativa dos índices do IDHM

Nenhum comentário:

Postar um comentário