quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Prefeito Élson Farias recebe em seu gabinete os sertanistas Meirelles e Terri Aquino e falam dos índios isolados nas fronteiras do município com Perú.


O Prefeito Élson Farias recebeu ontem (10), em seu gabinete os sertanistas Meirelles e Terri Aquino para falar sobre os conflitos entre índios isolados e moradores de áreas do município de difícil acesso como seringal Douro e Rio Murú. 

A conversa foi exatamente para buscar soluções para que haja um bom convívio entre esses povos, tendo em vista que em localidades próximas aos seringais Douro e Novo Porto no Rio Murú, sempre há aparições de índios nativos nas residências, na tentativa de realizarem saques (furtos) aos moradores, principalmente quando os mesmos estão viajando. 

Há relatos de casos de mortes entre índios e não índios nos seringais, por volta dos anos 90 no Rio Douro e Tarauacá, onde famílias inteiras se viram obrigadas a abandonarem suas residências e virem para a cidade. 



O que hoje é discutido entre os sertanistas que trabalham na preservação desses índios, é que haja por parte da FUNAI uma indenização, aos moradores, pelos bens furtados ou que a mesma disponibilize esses materiais aos índios tentando evitar maiores conflitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário