terça-feira, 17 de setembro de 2013

JORDÃO: Vereador do PCdoB apresenta Projeto de Lei que estabelece a execução do Hino Nacional e Acriano nas Escolas Municipais

Vereador Abel Ximenes PCdoB
O Vereador Abel Ximenes (PCdoB/Jordão) apresentou na seção da ultima segunda-feira, 16, o Projeto que Lei que Dispõe sobre a obrigatoriedade de execução do Hino Nacional ou Acriano nos estabelecimentos de ensino municipal para os alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental.
O Projeto foi aprovado com unanimidade no plenário, e aguarda ser sancionado pelo o Poder Executivo.
O vereador destaca a importância do Projeto:
O homem cívico é aquele que, consciente e voluntariamente cumpre seus deveres e zela pela integridade de seus direitos. Para tanto, faz-se necessário promover entre os educandos situações que favoreçam atitudes de cooperação, participação, responsabilidade e companheirismo, levando-os ao pleno desenvolvimento da cidadania.
À hora cívica nas escolas fica a critério dos dirigentes escolares. Como horário início ou término das aulas e dia da semana, cuja preferência tem sido às sextas-feiras. Deputado federal Lincoln Portela (PR-MG) criou um Projeto Lei n.º 12.031, de 2009 que traz de volta a obrigatoriedade de execução do Hino Nacional, sancionada pelo vice-presidente José Alencar, em 21 de setembro de 2009.
Não há punição para quem não cumpra a lei. Da mesma forma, não foi estabelecido quando e quantas mais ou menos vezes os Hinos devem ser executados. Cada escola vai estabelecer sua periodicidade, de acordo com seus padrões.
Dessa forma se incentiva amor à pátria e aos símbolos nacionais e estaduais. Apesar de ser o mesmo argumento usado pelos militares, hoje vivemos em uma democracia. Não há interesse em propagar modelos de governo ou intimidar os estudantes.
A proposta da nova lei é incentivar o civismo nas escolas municipais de Jordão/AC por meio da prática reiterada da execução do Hino Nacional e Acriano. É de se observar que quando o professor era aluno, cantar o hino Nacional fazia parte da sua rotina.  A Lei que foi sancionada em 21 de setembro de 2009, devem ao menos facilitar aos brasileiros e acrianos cantarem o hino corretamente, já que em grande parte das escolas a Pátria Amada anda meio esquecida. Se cantar corretamente é difícil, saber o significado das palavras então, nem se fala.
Por fim, apresentam-se sugestões para redescobrir o Brasil e o Acre em sala de aula, tendo como foco central o Hino Nacional e Acriano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário