terça-feira, 17 de setembro de 2013

Polícia Militar Indígena conclui curso de defesa pessoal e está apta a atuar no município.


Foi realizado na última segunda-feira, 16, no Bairro Kaxinawá, o encerramento do Curso de Ações Táticas de Defesa Pessoal dos Agentes da Polícia Militar Indígena (PMI), oferecido pelo o Comandante do I Pelotão da Polícia Militar de Jordão, Sargento Andrade.
O evento atraiu a presença de autoridades municipais e populares que apoiaram a iniciativa.

Durante o curso, as atividades foram realizadas diariamente e tiveram duração de 30 (trinta) dias, com táticas de defesa pessoal, envolvendo tonfas e cassetetes, além de exercícios de condicionamento físico.

O instrutor do curso informou que a idéia partiu de um agente da PMI de Tarauacá, e que os trâmites necessários para a regulamentação dos serviços dos agentes já estão sendo estabelecidos junto às entidades responsáveis. “Foi muito gratificante executar este trabalho, todos foram muito atenciosos e não houve muitas dificuldades” finalizou o Sargento Andrade.

A Polícia Militar Indígena (PMI) é responsável por manter a organização e a Lei para o seu povo, atuando diariamente no Bairro Kaxinawá ou nas aldeias do município, trabalhando ainda em união com a Polícia Militar nas ocorrências nas quais forem identificadas a participação de índios.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), a estimativa populacional de Jordão para 2013 é de 7.147 habitantes, onde pelo menos 30% desta população pertencem à etnia Kaxinawá.

Tendo em vista, o grande número de indígenas em nosso município, torna-se necessário traçar políticas culturalmente diferenciadas, voltadas a todos os segmentos deste povo. Sendo assim, o município de Jordão passou a adotar o Sistema de Policiamento Indígena.


Nenhum comentário:

Postar um comentário