sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Saúde: Gerente de Endemias de Jordão pede a compreensão da população para diminuir casos de malária.

Gerente de Endemias de Jordão 

A Gerência de Endemias do Estado do Acre no município de Jordão nos concedeu uma entrevista nesta manhã de sexta-feira (15), falando um pouco de seu trabalho. O grupo é formado por 5 (cinco) pessoas.  Um microscopista, 3 guarda de campo e uma agente administrativa.

O gerente Antônio do Nascimento (Marazona) assumiu a chefia em 2009 e encontrou um grande desafio que era baixar o numero de casos de malária que chegaram em 260 casos no ano. Em 2010, conseguiram um grande feito reduzindo para 69 (sessenta e nove) casos apenas no ano. 

Em 2011, a façanha foi ainda maior com apenas 7 (sete) casos no ano. Essas pessoas foram todas medicadas a base de primaquina e cloroquina e não houve mais reincidência nas mesmas.

Em 2012, houve um numero maior chegando a 42 (quarenta e dois), segundo Marazona, isso se deu devido o aumento de locais propícios a proliferação do mosquito durante o inverno como, por exemplo, na construção de casas, ruas, abertura de valas e etc..

A meta este ano é de diminuir o máximo possível o numero de casos e para isso pede a ajuda da população para não deixar nos quintais algo como garrafas pet, latas, garrafas de vidros, pneus e tudo que pode acumular água.

João Bráz  

Nenhum comentário:

Postar um comentário