sábado, 23 de fevereiro de 2013

Denúncia: Acadêmicos da UFAC denunciam que coordenação do curso de história faz apologia ao uso de maconha dentro do Campus em Rio Branco.

Acadêmicos da Universidade Federal do Acre- Ufac, procuraram a nossa reportagem para denunciar que no campus da instituição de ensino superior em Rio Branco, [mais especificamente na coordenação do curso de história], existe uma verdadeira apologia ao uso de entorpecentes, em especial o da maconha.

Um dos acadêmicos que pediu para não ter o seu nome citado na reportagem temendo algum tipo de represália, encaminhou e-mail á nossa redação onde descreve que  “sou estudante da Ufac, e me sinto indignada com o que vem acontecendo, sem que nenhuma autoridade competente tome qualquer tipo de providência!

O uso continuo de drogas dentro da instituição vem crescendo desordenadamente sem que nada seja feito, mas acho que isso não é novidade pra  muita gente.

Porém o que me deixou realmente assustada foi um membro da coordenação do curso de História ficar fazendo apologia do uso de maconha nos corredores da instituição, em meio a veteranos e calouros, onde muitos deles nem sequer já  tiveram contato com  drogas. E pude ouvir ele fazendo a seguinte afirmação: "Maconha é muito bom, todo mundo deveria usar".

Nesse momento ele estava portando um cachimbo onde utilizava a droga.
Já não se pode circular certos corredores da Ufac sem sentir o cheiro de drogas pairando no ar”, desabafou a acadêmica.

Em contato com a reitoria da Ufac para falar sobre o assunto, o assistente do Reitor na instituição, professor José Porfírio, disse que nesses  primeiros três meses de administração da nova reitoria, ainda não chegou nenhuma denúncia nesse sentido.

No entanto disse ele, há uma dificuldade grande para se corrigir esse tipo de delito (se houver), tendo em vista alegou “ infelizmente não podemos fazer muita coisa. Como é sabido, a Ufac por ser um órgão federativo, a Policia Militar é impedida de entrar no campus para fazer rondas e a Policia Federal que teria essa prerrogativa, alega que não tem efetivo suficiente para realizar uma investigação minuciosa sobre uso de drogas na universidade”, lamenta.

Para ainda o assistente do reitor, disse que é preciso que os acadêmicos  que levaram a denúncia ao ac24horas, formalizem um  em ofício e que seja encaminhado á administração do campus para que providências possam ser tomadas.

Em todo caso disse ele, “a gente houve falar sim de uso drogas por A ou B nos corredores mas nada que o denunciante queira colocar isso no papel. É preciso que o denunciante formaliza isso e se identifique. Sem isso, nós enquanto servidores da administração não podemos fazer absolutamente nada. Mas se houver uma denúncia no papel e tudo como determina a Lei do servidor público, a reitoria ai sim é obrigada a tomar algum tipo de providencia”, finalizou.

Fonte: Ac360graus

Nenhum comentário:

Postar um comentário