segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Papa Bento XIV renunciará o cargo em 28 de fevereiro.


Pontífice diz já não ter mais forças para continuar no cargo
O papa Bento 16 anunciou nesta segunda-feira (11) oficialmente que renunciará ao Pontificado. É a primeira vez que um papa renuncia ao cargo desde a Idade Média.
Segundo informações da agência Reuters, o sumo pontífice deixará o cargo no dia 28 de fevereiro, após quase oito anos à frente da Igreja Católica. Com isso, o cargo ficará vago até a escolha de um sucessor.
Bento 16 teria dito que já não possui mais forças para continuar a exercer suas responsabilidades e que sabe da "seriedado do ato" de renunciar. O pontífice completa 86 anos em abril deste ano.
O Código Canônico, em seu artigo 187, autoriza que "Qualquer pessoa no uso da razão pode, por justa causa, renunciar ao ofício eclesiástico".
Sucessão
Segundo informações do jornal espanhol El País, um dos grandes favoritos para suceder Bento 16 é o italiano Angelo Scola, arcebispo de Milão, ex-patriarca de Veneza e membro do movimento ultracatólico Comunhão e Liberação.
Scola tem 71 anos, e foi ordenado na igreja em julho de 1970. Está a frente da liderança de Milão desde junho de 2011.
A escolha, porém, ainda não é certa. A Igreja precisa reunir suas principais lideranças para realizar o Conclave. O Conclave é uma reunião fechada entre os principais bispos católicos para a escolha e votação do novo pontífice da Igreja Católica.
Histórico
O Cardeal Joseph Ratzinger, de origem alemã, foi nomeado o sucessor do polonês Karol Wojtyła, o Papa João Paulo 2º, em abril de 2005. Ele foi eleito como o 265º papa da Igreja Católica.
 R7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário