quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

JORDÃO: Equipe de técnicos do PESACRE (Grupo de Pesquisa e Extensão em Sistemas Agroflorestais do Acre), chega ao município para auxiliar as comunidades a criar o Plano de Desenvolvimento Comunitário (PDC) voltado para a agricultura.


Chegou ontem dia 26, no município de Jordão uma equipe de técnicos do PESACRE (Grupo de Pesquisa e Extensão em Sistemas Agroflorestais do Acre), financiada pelo PROACRE, a serviço do estado para ajudar as comunidades jordanenses a elaborar o plano de desenvolvimento comunitário (PDC), que é uma proposta do governo do estado para fortalecer as comunidades mais isoladas do Acre, como as comunidades ribeirinhas, extrativistas, comunidades de assentamentos e etc..

Os técnico serão divididos em 2 (duas) equipes onde uma vai estar se deslocando até o seringal Jaminawá e Redenção juntamente com o senhor Pedro Freire, e a outra subindo o rio para a comunidade do Douro e depois Duas Nações.  

 Como será feito esse trabalho:
Os técnicos estarão indo até esses locais colhendo informações para fazer um diagnóstico sobre a produção, a saúde, a educação, a infraestrutura, é como se fosse uma fotografia de toda a comunidade, e no segundo dia irão reunir todas as famílias da comunidade para a realização de uma oficina.

Com o apoio da equipe do PESACRE, a comunidade vai construir um planejamento onde deverão citar suas dificuldades, suas necessidades a longo prazo, como por exemplo, o que vai ser preciso fazer nas áreas de educação, saúde conforme foi falado anteriormente, mas especialmente para o fortalecimento da produção agrícola este ano, ou ano que vem, ou nos próximos 4, 5 ou 10 anos.

Segundo o técnico Adair Duarte, os recursos para investimentos na produção agrícolas já estão assegurados pelo o governo do estado. Portanto, cabe agora às famílias diagnosticar (descobrir) quais são suas necessidades como: Curso para produção de farinha, equipamento e casa de farinha, dicas para a construção de roçados, criação de galinha caipira, porco (suíno), a falta de sementes, a falta de peladeira de arroz, a falta de barcos para os transportes da produção, a falta de investimento pra trabalhar com a cana de açúcar, extração do extrativismo como açaí, e assim por diante.

Esse é o objetivo da equipe, que é construir esse planejamento junto com as comunidades ribeirinhas de Jordão e segunda feira estarão no programa “Espaço comunitário” falando sobre os resultados desse trabalho, que depois, todo o material estará sendo enviado ao município em forma de cartilha, para que a população possa ter acesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário