sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Rio Branco:Aeroporto de Rio Branco terá nova pista e aeródromos de 3 municípios serão reformados.

O governador Tião Viana teve uma breve reunião com o presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Antônio Gustavo Matos do Vale, na manhã desta quinta-feira, 21, em Brasília. Na ocasião foi discutida a licitação da obra de reforma e ampliação da pista do Aeroporto Plácido de Castro, em Rio Branco.

De acordo com o governador, durante a conversa foi definido que abril será a licitação da obra e ainda, o início da análise final do projeto executivo da nova pista. “Quero muito agradecer à presidenta Dilma Rousseff e ao presidente da Infraero por esse apoio que estão dando ao nosso Acre”, afirmou o governador.
Tião Viana reafirmou que o governo do Estado vai assegurar os recursos para a obra que deve durar mais de 12 meses. O presidente da Infraero explica que as obras no aeroporto não vão interferir no funcionamento do local e garantiu que a nova pista será segura.

“Será uma pista extremamente segura, feita com uma nova tecnologia, diferente da primeira, que existe há aproximadamente 15 anos. A pista de concreto tem uma manutenção mais simples, além de não exigir uma manutenção contínua, como exige a atual”, detalhou Vale.

Aeródromos de três municípios serão reformados

Os aeródromos de Marechal Taumaturgo, Porto Walter e Tarauacá serão totalmente reformados para oferecer melhores condições de acesso e uso. A ação faz parte de uma decisão do governo federal, através da Casa Civil, em parceria com o Banco do Brasil. A proposta é revitalizar a estrutura aeroportuária nacional, num investimento de R$ 7,3 bilhões.

A ideia é integrar os aeroportos para fortalecer a aviação regional e atender quase a totalidade da população brasileira com aeroportos num raio de até 100 quilômetros de suas cidades. Os projetos e a execução serão feitos pelo Banco do Brasil, que, numa ação emergencial fará uma operação de recuperação rápida, com tapa-buracos, para garantir a trafegabilidade das pistas durante o inverno amazônico.

“Vamos atender a população destas cidades de difícil acesso e num segundo momento contemplar as cidades de Brasileia e Epitaciolândia, que vivem um bom momento de expansão e precisam deste suporte de aeroporto”, disse o governador Tião Viana.

O diretor do Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre), Ocírodo Júnior, explica neste primeira etapa será realizada a operação emergencial. Os investimentos são do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), na ordem de R$ 7,3 bilhões e beneficiarão 280 aeródromos em todo o Brasil.

O governador Tião Viana lembrou da importância de alterar o local da pista do aeroporto de Marechal Taumaturgo, que se encontra sobre uma região pantanosa, e do outro lado do rio, o que obriga a população a enfrentar as escadarias do barranco do rio e fazer uma longa caminhada até a pista, percurso especialmente difícil para idosos e doentes. A proposta será analisada do ponto de vista da viabilidade econômica e poderá ser acatada.

Na próxima semana começam as visitas técnicas aos aeródromos, para a elaboração dos projetos e a definição do tipo de investimentos que serão feitos em cada um deles, realizadas pelo Banco do Brasil.

pag.20.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário