quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Cruzeiro do Sul: Marinha do Brasil fiscaliza postos de combustível flutuantes no Juruá.


A Marinha do Brasil iniciou nesta semana uma fiscalização nos três postos de combustível flutuante do Rio Juruá, que estão localizados em frente à cidade. Segundo o comandante da Agência da Capitania dos Postos do Juruá, capitão Viana, apenas um dos estabelecimentos fiscalizados tem a documentação e os equipamentos de segurança exigidos pela legislação.

O comandante ressaltou que foi dado um prazo para que todos possam se regularizar e caso não sejam regularizadas as pendências no prazo estabelecido os postos podem ser interditados. Ele alerta também para o risco em caso de um incêndio, que poderia causar grande explosão e a poluição das águas do rio, através de um derramamento de óleo ou gasolina.

Para funcionar de forma legalizada os postos flutuantes precisam ter a licença da Agencia Nacional de Petróleo (ANP), extintores de incêndio, placas sinalizadoras de advertência que é proibido fumar e que existe a presença de liquido inflamável, hidrômetro (bomba da água), bóias de contenção para controlar um possível vazamento, além de estar cadastrado na Marinha do Brasil.

Em dois dos estabelecimentos não havia extintores de incêndio nem a bóia de contenção. Os marinheiros estabeleceram uma nova visita aos estabelecimentos e os proprietários já sinalizaram que estão providenciando o equipamento o mais breve possível.
O capitão Viana orienta que os equipamentos de segurança são indispensáveis para o funcionamento do posto de combustível, além da bóia de contenção que não é para ser usada somente em caso de vazamento, mas toda vez que uma embarcação de grande porte tiver que ser abastecida. O equipamento precisa ser lançado no rio, cercando toda a área onde está sendo feito o abastecimento.
A Agência Fluvial da Capitania dos Portos de Cruzeiro do Sul foi instalada recentemente e inicia um trabalho de fiscalização para que os proprietários de postos de combustível se regularizem de acordo com as normas de segurança da Agência Nacional de Petróleo (ANP) e da Marinha do Brasil.
 Site: Voz do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário