sábado, 30 de novembro de 2013

SAÚDE: Secretaria Municipal de Saúde de Jordão realizará Campanha pelo Dia Mundial de contra a Aids.

Neste domingo 01 de dezembro, a Prefeitura de Jordão através da Secretaria Municipal de Saúde, realizará Campanha em comemoração ao dia Mundial de Luta Contra AIDS na Unidade de Saúde Antônio Rodrigues Dourado com horário de atendimento das 8 as 11 horas da manha e das 14 as 17 da tarde.

A Campanha será realizada com intuito de sensibilizar e orientar a comunidade sobre as doenças sexualmente transmissíveis através da distribuição de materiais educativos (laço vermelho “Símbolo do DST/AIDS” folders, Cartilhas, Preservativos e teste rápido de HIV, Sífilis Hepatite B e C

O dia 1º de dezembro se transformou em dia de luta contra a Aids com o apoio da Organização das Nações Unidas - ONU - e a Assembléia Mundial de Saúde. Nesse dia, é importante reforçar a solidariedade e a compaixão com as pessoas portadoras do vírus HIV. As campanhas também visam diminuir o preconceito em relação aos portadores do HIV, explicando as maneiras de contágio. A Organização Mundial da Saúde passou a escolher grupos sociais atingidos pela Aids e definir estratégias para uma campanha com o objetivo de sensibilizar a opinião pública. Desde 1988, esse dia vigora no Brasil. Uma portaria foi assinada visando alertar a população contra os avanços da doença.

O vírus HIV é o causador da Aids e foi descoberto em 1979, pelo Instituto Pasteur, na França. A sigla do vírus está em inglês e significa Vírus da Imunodeficiência Humana. A sigla Aids, em português, significa Síndrome da Imunodeficiência Humana. O vírus da Aids atua como um parasita ao se instalar em um célula e age como um oportunista, baixando a imunidade das pessoas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário