quarta-feira, 13 de novembro de 2013

RIO BRANCO: Produtores rurais acampam na sede do INCRA

A sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária no Acre (Incra) foi invadida no começo da tarde desta terça-feira (12) por produtores do Ramal do Cacau, localizado na BR-364, próximo ao Bujari.

Os produtores rurais reivindicam uma posição oficial do órgão em relação a 5.800 hectares de terra que seriam da União e atualmente estão registradas em nome de um fazendeiro que mantém terras ao lado dessa área.

De acordo com Jânio Mesquita da Silva, presidente da Associação dos Produtores Rurais do Ramal do Cacau, onde fica a área, as famílias estão dispostas a acampar na sede do Incra até que o superintendente do órgão, Idésio Franke divulgue no Diário Oficial o interesse pela retomada das terras que estariam registradas ilegalmente.

"É uma terra da União onde estamos com 218 famílias há mais de um ano. Nós temos produção, mas fomos despejados há 23 dias e esse povo está debaixo da ponte, está no curral, debaixo de comércios e não temos para onde ir. Queremos que as autoridades tenham consciência disso", argumenta.


Silva diz que desde então já chegou a ir até Brasília e recebeu a visita de dois ouvidores do Incra que iriam fazer o levantamento das famílias. "Mas com 20 dias fomos despejados porque o Idesio Franke, superintendente do Incra no Acre] não colocou no Diário Oficial que tinha interesse de arrecadar a terra e aí a justiça comum ordenou o despejo", explica.

G1.Ac

Nenhum comentário:

Postar um comentário