quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Mais uma base comunitária e de apoio turístico será inaugurada: desta vez, na aldeia Lago Lindo, em Jordão.

O Governador do Estado, Sebastião Viana, recebeu em seu gabinete, dia 26 de setembro, lideranças indígenas que foram convidá-lo, para inauguração de uma base comunitária e de apoio turístico, na aldeia Lago Lindo, situada nas terras do Jordão, no Acre.

Estavam presentes o Secretário de Turismo do Estado Leonildo Rosas, o Assessor de Assuntos Indígenas do Estado, Zezinho Yube, o Diretor da Assessoria de Assuntos Indígenas do Acre, Marcelo P. Iglesias, o cacique da Aldeia Lago Lindo Siã Huni Kuin, a jovem liderança indígena Bane Sales e o Secretário Municipal dos Povos Indígenas do Município de Jordão, João Sales.

A obra é fruto de uma parceria do Governo do Estado com o Governo Federal, e o principal objetivo é a melhoria da qualidade de vida nas aldeias. Além de dois grandes alojamentos, foram construídos uma cozinha geral e vários banheiros.
Os povos das aldeias, esperam com isso, ter melhores condições de acolhimento ao crescente número de turistas que vem visita-los todos os anos.

Além deste assunto, outros temas relacionados foram tratados, como o plantio de mandioca, a criação de aves, além de açudes para a criação de peixes, que estão sendo estimulados nesta gestão. Além de promover a auto sustentabilidade, o objetivo é incentivar a prática de uma alimentação mais saudável, principalmente na merenda das escolas, das crianças nas aldeias. Com este ponto de vista, praticamente medicinal, a meta do governo do Estado, é promover a saúde preventiva da população indígena, a fim de que sejam banidos em tempo, hábitos alimentares nocivos, como por exemplo, o uso de enlatados e produtos industrializados nestes lugares.

Turismo poderá melhorar a qualidade de vida da população. Imagem João Bráz

Em um dos lugares mais lindos do Jordão, a aldeia Lago Lindo é uma das muitas existentes às margens das águas do rio Tarauacá. Em suas raízes, possue a tradição dos povos huni kuins (povos verdadeiros), também chamados kaxinawás, denominação colocada pelos senhores brancos, dos antigos seringais.

De qualquer maneira, cada vez mais, é crescente a procura de estrangeiros ou pessoas de vários lugares do Brasil, em busca de conhecer os costumes e a maneira de viver nas aldeias, principalmente o lado místico e cultural. Na verdade, o turista que por lá chega, é um turista bastante diferenciado daquele que procura o luxo de hotéis ou a descontração das praias do nordeste. Por isso o cuidado em recebê-los e a sabedoria necessária que deve existir dos dois lados: tanto dos que vão para lá, como daqueles que os recebem. Os povos indígenas do Acre, ainda estão aprendendo a organização básica para o acolhimento quando os visitantes chegam em grande número, como também, o mínimo de segurança e conforto que devem oferecer para recebê-los; os visitantes, por sua vez, devem possuir a sabedoria necessária para não levar para lá, coisas que possam ser nocivas a comunidade ou que possam estimular uma certa diferença social ou descaracterização entre eles.

Para isto, a FUNAI também não tem medido esforços para ajudá-los nesta integração, a fim de proteger ambas as partes e manter a harmonização entre elas. Por fim, a mistura de costumes é inevitável.

Mas, desde que sejam bons costumes, tudo é válido: os índios adoram ouvir as boas músicas vindas de fora, como também, os visitantes amam escutar por uma noite toda, os cânticos tranquilos e diferentes, de linguajar incompreensível dos amigos indígenas. A lua cheia, o barulho dos animais nas matas, a simplicidade... é isto que o turista almeja para ele. Eu chamaria este tipo de turismo, de esotérico. São turistas que amam o silêncio e o retiro. A única coisa que querem é o contato com a natureza e viver a espiritualidade dos povos da floresta.











Nenhum comentário:

Postar um comentário