terça-feira, 19 de novembro de 2013

Governador Tião Viana inaugura base comunitária de etno turismo na aldeia Lago Lindo Rio Tarauacá.

O governador do estado Tião Viana juntamente com sua equipe de governo, esteve na manhã desta terça-feira dia 19 na aldeia lago lindo acompanhado do Prefeito Élson Farias, o vice-prefeito Bibiu Aragão e demais autoridades do município representadas pelo vereador Abel Ximenes do PCdoB.

A vinda do Governador Tião Viana teve como objetivo principal inauguração a Base Turista construída com recursos do estado através de parceria com BNDES e fazer a entrega de alguns animais como porco, patos, ovelhas e ainda garantiu que em junho de 2014 estará presente na IV Edição do Festival Huni Kuin Xená Bená.

Esta é umas das aldeias contempladas com a construção de Base Comunitária para incentivar o etnoturismo em aldeias acrianas. As instalações do projeto conta com (1) uma casa de artesanato, (3) três dormitório, (1) um refeitório, e (1) um kupixawa e em breve a aldeia lago lindo será contemplada com poço semi-artesiano melhorando a cada dia a qualidade de vida dos povos Huni Kuin nas aldeias.

 O secretário de Turismo Leonildo Rosas disse que durante seu governo Tião Viana já visitou os municípios mais de 330 vezes e isso significa que é um governo que está próximo do povo cumprindo com o que tem prometido.

O prefeito Élson Farias disse que fica feliz ao ver como o Jordão mudou, como a vida das pessoas tem melhorado, com a gestão da Frente Popular no Acre. A trinta e oito anos eu nasci, vivi e vi todas as mudanças desse município, e nunca vi antes governador nenhum inaugurando obras dentro das aldeias e isso está acontecendo hoje. Espero que o povo Hini Kuin usem essas instalações para o bem de todos e hoje me sinto Huni Kuin também. Disse Élson Farias.

O governador Tião Viana começou sua fala dizendo que a melhor coisa é está no coração das pessoas e ter as pessoas no coração da gente se referindo ao prefeito Élson Farias e ao vice-prefeito Bibiu Aragão ao ver falarem de mudanças em suas comunidades. O governador pediu aos indígenas que continuem construindo esse ambiente espiritual que os leva ao encontro de seus deuses através de suas festas e se preparem para receberem as gerações futuras dentro das aldeias indígenas, cuidando de suas crianças.

Quando os indígenas fizeram suas reivindicações justas foram feitas pensando na vida e isso merece uma maior e melhor atenção. Concluiu o governador. 

Ao termino das falas o Governador participou de uma breve dança do Mariri com os indígenas presentes e seguiu para o helicóptero em direção ao aeroporto de Jordão. 

Lider Siã Kaxinawá, Governador Tião Viana e o Prefeito Élson Farias








Nenhum comentário:

Postar um comentário