quarta-feira, 6 de novembro de 2013

EDUCAÇÃO: IDEB alto leva escola municipal de Rio Branco a ganhar prêmio nacional.


A Escola Municipal Padre Peregrino Carneiro de Lima, no bairro do Tucumã, ficou em primeiro lugar na categoria Iniciação Científica da 19ª Feira de Ciência Jovem do Espaço Ciência, de Recife (PE), com a pesquisa “Animais da Amazônia”, apresentada em livro com desenhos e textos acerca de animais que correm risco de desaparecer na vida selvagem e banners com fotos desses bichos. 

A Padre Peregrino concorreu, em sua categoria, com 25 escolas de todo o País. Levando-se em conta as demais categorias (quatro no total) 100 escolas brasileiras estiveram presentes.

Mantida pela Prefeitura de Rio Branco através da Secretaria Municipal de Educação (SEME), a Escola Padre Peregrino foi escolhida para participar da feira por causa de seu bom desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que na última avaliação alcançou o conceito 6, o valor máximo da escala. E para levar o primeiro lugar no Espaço Ciência, alunos do 1º ao 5º ano estiveram desde maio realizando estudos e pesquisas, inclusive a campo no Parque Ambiental Chico Mendes. 

“Daquilo que viram fizeram relatório com ficha técnica de cada animal”, explicou Vilma Quintela, coordenadora pedagógica da escola e uma das que receberam apoio da SEME para acompanhar as alunas Débora Cristina e Vitória Lorrane até Recife. As alunas receberam patrocínio do Conselho Nacional de Desenvolvimento da Pesquisa Técnica-Científica (CNPq), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia. Dez avaliadores diferentes examinaram o material apresentado pela Padre Peregrino. “Além disso, nosso stand foi muito visitado. A foto das onças chamou muito a atenção”, completou Vilma, cuja escola está afeita aos louros das conquistas: como prêmio já ganhou, por exemplo, a publicação de um artigo na revista do WWF por um trabalho desenvolvido em parceria com a ong SOS Amazônia, e outro prêmio com o projeto Horta Escolar.  


Em 2014, Rio Branco sedia o encontro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e o secretário de Educação de Rio Branco, Márcio Batista, irá propor que o programa SBPC Mirim, dirigido ao público infanto-juvenil, seja lançado na Escola Padre Peregrino.

A estudante Débora Cristina fez questão de levar para a aula desta terça-feira, 5,  a medalha de honra ao mérito conquistada com o primeiro lugar no Espaço Ciência. Débora, de apenas 10 anos, representou a escola, junto com a coleguinha Vitória, no evento que durou três dias em Recife. “Estou muito feliz”, disse Débora, que além de conhecer duas belas cidades de Pernambuco viu o mar pela primeira vez.


Mas emocionada mesmo ficou a professora Auxiliadora Carvalho Lopes, que também viajou ao Pernambuco com apoio da SEME. “É o primeiro prêmio da minha carreira como professora e isso me deixa muito feliz”, disse Auxiliadora, carinhosamente chamada de Dora pelos alunos e colegas.  


A mãe de Débora, dona Gleicivânia não escondeu a felicidade pelo feito da filha e seus amiguinhos. “Feliz pela minha filha e pela escola também”, observou Gleicivânia.



Fonte: Contilnet.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário