segunda-feira, 20 de maio de 2013

EDUCAÇÃO INDÍGENA: Crianças Kaxinawás estudam em tapera de palha e piso de chão batido após escola ter caído ha sete anos.


Construídas pelo governo do estado no ano de 2000, dentro do rio Jordão, aonde a mais de 13 anos professores vem trabalhando de forma precária, tentando alfabetizar suas crianças, essas quatro escolas começam a cair logo em 2005.


Bem sabemos que o índice de analfabetismo nessas aldeias diminuiu durante essa década, mas, ainda muita coisa precisa ser feita.

A prova disso são estas imagens dessa escola que visitei, construída em 2000 e por incrível que pareça em 2005, ela e mais três, começaram a desabar e hoje apenas os esteios estão de pé e as crianças estudam dentro de uma tapera de palha, chamada por eles de Kupixau, de chão batido, invadida pelo cupim e também prestes a caí.

No inicio deste mês o governador Tião Viana e sua equipe, estiveram no município falando dos investimentos destinados a reconstrução dessas escolas nas aldeias, Bom Jardim, Belo Monte, Alto do Bode e Novo Segredo, mas, a escola em questão na aldeia Bela Vista não foi citada.

Segundo o professor, a coordenação de educação indígena do município, já fez várias fotos e cobranças ao estado e até agora nenhuma resposta.

Na escola além de faltar o prédio, falta também uma espaço para as crianças merendarem, falta os utensílios de cozinha, material didático e muitas outras necessidades.

A secretária municipal de Educação Meire Sérgio, nos falou que vai fazer o possível para garantir que essas crianças tenham um espaço digno de ser chamado de escola e, que em junho dará inicio a construção de uma casa em madeira para os 40 alunos que ali estudam ou tentam estudar, poderem sentir-se melhor e ter a certeza que existe alguém que ainda se preocupa com o ser humano, por mais diferente que ele seja e por isso merece nosso respeito.      

Restos da escola na aldeia Bela Vista

sala de aula

Local onde funciona a sala de aula

Cadeiras quebradas


Painel onde as crianças expõe seus trabalhos

Local onde fica guardado o material de cantina

Cupim na casa onde acontece as aulas

Local onde as crianças meredam

Um comentário:

  1. Para os que escreveram a matéria, deveriam consultar as secretarias municipais e estaduais.
    O Governador Tião Viana não citou a escola da Aldeia Bela Vista, porque ela é municipal.
    Conheço a aldeia, que fica no rio Tarauacá e neste rio o Estado só possui a escola Boa Esperança, citada pelo Governador.
    Socorro Oliveira, Coordenadora de Educação Indígena, da SEE

    ResponderExcluir