domingo, 16 de fevereiro de 2014

Indígenas de Jordão realizam dia de lazer com muita dança e comida a vontade.

Neste sábado, 15 de fevereiro de 2014, os indígenas na pessoa do Secretário Municipal do Povos Indígenas João Sales, Secretário de Meio Ambiente Indígena Josimar Pinheiro e o Chefe de Gabinete Indígena José Eloy, resolveram realizar um dia de festa com danças do Mariri, caisúma e churrasco.

Estiveram presentes os indígenas das aldeias Altamira, Independência, os da cidade e os das aldeias são Joaquim que não compareceu ao evento. O Vice-Prefeito Bibiu Aração, prefeito em exercício, também compareceu ao evento e fez questão de participar da dança.

Depois de conseguirem 40 kg de carnes doados pela prefeitura, os índios fizeram uma encenação cultural mostrando como é na aldeia quando alguém mata uma caça grande. Segundo a tradição depois que o animal é trazido pra casa realizam uma dia de festa enquanto se alimentam da carne da caça morte pelo caçador.

Neste caso a carne saiu de um açougue, mais o ritual foi seguido a risca como que se tivessem morto uma anta em local bem distante no centro das matas.


Na verdade, só mesmo através de encenação teatral para que isso aconteça nos dias atuais. 
















Nenhum comentário:

Postar um comentário