terça-feira, 30 de outubro de 2012

Final trágico: Atriz de 27 anos morre em São Paulo, ao fazer lipoaspiração.


A Polícia Civil investiga a morte de uma atriz de 27 anos durante lipoaspiração no Hospital Green Hill no Ipiranga, na Zona Sul de São Paulo. Pâmela Baris do Nascimento morreu na mesa de cirurgia depois do seu fígado ser perfurado. A morte aconteceu em 19 de outubro, mas o caso só foi registrado no 17º Distrito Policial, no Ipiranga, nesta segunda-feira (29).

O G1 tentou fazer contato com o médico, mas não obteve retorno. Em nota, o hospital afirmou que a instituição "jamais registrou caso que se assemelhasse" a este e que todos os seus profissionais são habilitados para os procedimentos que realizam. "Foi aberta uma sindicância interna para apuração dos fatos. Todas as informações colhidas serão documentadas e entregues às autoridades competentes conforme solicitação", diz a nota. O hospital afirma ainda que o prontuário da paciente e demais documentos já foram entregues aos órgãos responsáveis.
De acordo com um amigo, Pamela, que chegou a fazer participações nos programas de Rodrigo Faro, da Record, e Celso Portiolli, do SBT, também estudava  biomedicina em uma unidade das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). A demora no registro do caso chamou a atenção da polícia.

Fonte G1.com


Meio Ambiente: Furacão Sandy já fez mais de 30 vítima nos Estados Unidos e Canadá.


Mais de 8 milhões de endereços estão sem energia nos EUA, diz governo.
Costa de Nova Jersey sofreu 'devastação inimaginável', afirma governador.

Pelo menos 29 pessoas já morreram nos Estados Unidos após a passagem da supertempestade Sandy, segundo balanço da rede CNN. Uma pessoa morreu também no Canadá.

O estado americano mais afetado pela tormenta foi Nova York, onde 15 pessoas morreram, dez delas na cidade de Nova York, bastante castigada por enchentes e blecautes.

As autoridades temem que o número seja maior, pois os trabalhos de resgate, principalmente na zona costeira, continuavam.

As demais mortes foram registradas nos estados de Maryland (2), Connecticut (2), Nova Jersey (3), Pensilvânia (3), Virgínia (2) e Virgínia Ocidental (1), além de uma das tripulantes do veleiro HMS Bounty, que naufragou por causa do furacão.


Mais de 8 milhões de lares e comércios, em 18 estados, se encontram sem eletricidade na Costa Leste dos Estados Unidos por causa da supertempestade, informou o governo federal. Os estados mais atingidos são Nova York (2 milhões) e Pensilvânia (1,3 milhão), segundo o Departamento de Energia.


O governador de Nova Jersey, estado pelo qual Sandy chegou ao continente, disse que o furacão provocou uma "devastação inimaginável" na costa e que os trabalhos para retirar moradores presos pelas inundações continuam.
A Guarda Nacional está ajudando nos trabalhos na região, onde muitas casas foram arrancadas de suas bases e arrastadas pelos ventos e pela água.

Nova York
O presidente Barack Obama, declarou  situação de emergência para todo o estado de Nova York após a passagem de Sandy.

Parte da ilha de Manhattan está inundada, e 500 mil pessoas ficaram sem energia elétrica na cidade de Nova York.


Perdendo força
Sandy perdeu força nas primeiras horas da manhã desta terça, enquanto prosseguia seu trajeto pelo leste dos Estados Unidos, mas ainda pode provocar fortes ventos e inundações, alertam as autoridades meteorológicas. Entenda o fenômeno.


Fonte G1.com

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Élson Farias dar entrevista a rádio de Jordão.


o vice-prefeito e prefeito eleito nas eleições de 2012 em Jordão, Élson Farias, esteve na rádio da cidade nesta sexta-feira falando sobre alguns assuntos, os quais foram os mais falados depois do período eleitoral. 


Entrevista mediada pelo Pastor Abel Ximenes e Mauro Britto, o prefeito em exercício falou sobre: Sua viagem a Rio Branco, recursos para as associações, Enem 2012, trânsito da cidade e por fim as denúncias que a oposição diz ter provas para cassar-lo.

Saúde- Falando de sua viagem Élson disse que antes das eleições passou por uma cirurgia em Rio Branco, e logo depois da eleição teve que voltar e fazer novos exames e também ver a possibilidade de conseguir recursos para o Jordão uma vez que ele é vice-prefeito e é sua função.

Associações- segundo o prefeito em exercício  ele conseguiu por meio de parcerias, alocar recursos pra comprar 02 (duas) caminhonete para fazer o transporte dos produtores do ramal do murú, ele ressalta ainda que acha um absurdo uma pessoas cobrar 300 a 400 reais para fazer o transporte de alguém que mora no ramal ou no Rio Murú onde o ramal terá fim. Portanto, além desses, Élson disse ainda que já estar em Tarauacá compro e pago um caminhão, só esperando água no rio pra poder vi pro Jordão.

Enem 2012- Élson parabenizou a iniciativa dos meios de comunicação da cidade pelo grandioso movimento que a juventude fez com relação ao Enem em Jordão. Com isso, ficou garantido que o governo do estado custeará os transportes dos estudantes de Jordão e Santa Rosa, que estão cursando o 3º ano do ensino médio graça a luta da deputada Perpétua Almeida que foi incansável nessa luta junto aos Blogs da cidade. Perguntei ao prefeito sobre os demais estudantes que já concluíram o ensino médio e que ajuda poderiam estar recebendo. Ele garantiu que fará o que for possível pra ajudar a todos em que ele poder ajudar.

Transito no Jordão-  Élson disse que a 1 (um) atrás, já sabendo que seria necessário  baixou um decreto exigindo de forma obrigatória o uso do item capacete para os condutores de veículos de duas rodas e também do passageiro (garupa). O povo reclamou no incio mais aceitaram e tudo corria muito bem, onde até fomo elogiados pela a juíza.

Passado algum tempo já agora recente, pessoas irresponsaveis começaram a fazer denúncias e o uso do capacete foi liberado alegando que não podia exigir uma vez que não exite o Detran aqui na cidade. O que fiz não foi criar uma lei e sim fazer-se cumprir uma vez que ela já exite.   

Aí a bagunça ficou ainda maior, a juizá chegou viu a situação e proibiu que pessoas não habilitadas ou com a documentação do veículo atrasada  não dirigisse, e com isso nossas obras pararam, as ruas do povo pararam por conta disso. Conseguimos fazer um TAC (Termos de assuste de Conduta), para que os veículos públicos funcionasse normalmente. Entramos em contato com a diretora do Detran Drª Savana e ficou autorizado a vinda de uma Auto-escola vim pro Jordão o mais breve possível para tirar habilitação pra nossa população.

Élson falou ainda que fará de tudo para que as dívidas atrasadas dos veículos da nossa população, venha a ser amenizada e que a parti daí sim elas venham ser cobrada pelo o órgão competente, é uma tarefa difícil mas fará possível pra isso.

Cassação do mandato- Sobre este assunto Élson falou: Ainda bem que a política revela quem realmente são seus amigos. Pessoas que sempre bateram a minha porta e eu ajudei e hoje passam por mim de cabeça baixa, quero dizer a estas pessoas que fui eleito prefeito de todos e vou continuar tendo amizade com todos não sou de perseguir ninguém e nunca fui, quero trabalhar para que as pessoas que votaram em mim sinta orgulho de ter votado em mim e as que não votaram, sintam também.

Só que depois das eleições criou-se uma história que eu seria casado e meu telefone tocava umas cem vezes por dia enquanto estava em Rio Branco e me diziam: Tu vai ser casado, vai ser casado, eu fui o único político que conseguir se eleger sem nenhuma denuncia por que eu não compro voto de ninguém eu não usei de subterfúgio nenhum pra obter  voto. Criam provas não verídicas, fizeram filmes, gente... eu me elegi mas não assumi, era pra terem cassado minha candidatura antes que eu fosse eleito, agora vai dar um trabalho cassar o Élson porque?... Porque eu ainda não assumi a mandato. Então quem quiser denunciar aproveite agora denuncie, a promotora vai receber a denuncie e vai me notificar e, consequentemente vou me defender.

Defesa
Só digo uma coisa, que a parti de hoje, eu vou tomar as providencias cabíveis como cidadão e como pessoa. Estou sendo humilhado, meus filhos estão sendo humilhados, minha esposa também  mais vou honrar a minha família para que meus filhos não ousa mais essa história na escola como eles estão ouvindo através de seus colegas, há meu pai falou que teu pai vai ser casado.

Quem falou, preparem-se, porque agora eu vou me defender. Até porque quem acusa tem a obrigação de provar. Essas pessoas são pessoas que muitas vezes ajudei e provas eu já tenho e no momento certo eu vou usar-las. 

Sonho interrompido: Morre na Bolívia estudante acriana de 24 anos.

Os estudantes brasileiros esperam que o Itamarati interfira diretamente no caso em busca de uma solução.


Ítala Matos, estudante acriana que fazia o 5º ano de Medicina em Cochabamba na Bolívia  faleceu no domingo (28) vitima de uma ulcera perfurada, que teve refluxo e se asfixiou com o sangue, causando falta de oxigenação cerebral.

Um grupo de amigos, estudantes brasileiros, estão nas portas das faculdades Upal da America e da Tupac Amaru, tentando arrecadar recursos para poderem custear o pagamento da funerária e enviar o corpo até a cidade de Cobija, onde a família de Ítala aguarda, para então seguirem para Cruzeiro do Sul onde residem.



As despesas somente com a Funerária estão em torno de U$ 3.000 e os estudantes até o momento teriam arrecadado U$ 1.000.O que tem deixado indignados os estudantes brasileiros, tem sido a falta de colaboração do Consulado Brasileiro, que segundo as informações, não ajudou em nada financeiramente, somente no aspecto burocrático.



Estamos como loucos pedindo dinheiro a todos, porém até agora só conseguimos U$1000 dólares!!!!! Enquanto isso, nosso "herói" Fernando de Mello Vidal, Consul do Brasil na Bolívia, acompanha toda a situação de camarote em seu palácio consular onde declara que nada pode fazer!... Que não está a seu alcance!!! E onde está seu poder político? onde fica o nosso poderoso Brasil nessa história? e sua influencia diplomática? Onde??????



Os estudantes brasileiros esperam que o Itamarati interfira diretamente no caso em busca de uma solução.

Mulher dar a luz no meio da rua em Jordão.


Hoje, domingo, de madrugada, por volta das 4 horas, recebi uma ligação de populares que estavam numa situação desesperadora no meio da rua, bem em frente à igreja católica do Jordão bem no centro da cidade.

Na ocasião uma mulher grávida estava em trabalho de parto, tinham ligado pra polícia militar mais os policiais informaram que eles tinham que ligar para o hospital, como não sabiam o número resolveram ligar para conhecidos que talvez soubessem o número, dessas ligações uma veio para o meu celular.

Uma das pessoas que estava no local e ajudou a fazer o parto me falou o seguinte depoimento:
- nunca vi coisa tão angustiante, uma mulher sofrer para ter seu próprio filho no meio da rua. Por sorte, a irmã da moça que vinha nesse sofrimento conseguiu aparar a criança que quando a mãe vinha caminhando ficou dependurada, quando passavam bem em frente a porta da igreja, foi quando corri e ajudei a pegar para que a criança não caísse e batesse a cabeça na rua contou o rapaz.


O enfermeiro que fez o atendimento me informou que os procedimentos transcorreram bem e que tudo foi bem rápido quando chegou ao local tirou a placenta do bebê e levou-os ao hospital para os cuidados necessários.

Pela manhã estive nos locais onde ouve o caso, com autorização dos pais que não quiseram se identificar, fiz algumas imagens e me autorizaram à publicar.

Graças a Deus e aos que auxiliaram  a criança e a mãe passam bem e receberão alta médica ainda hoje, 28/10/2012.

Fonte: Blog Jordão Ac 

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Juíza condena mulher a dois anos de reclusão por caluniar ex-marido.


A juíza Louise Santana, no exercício da titularidade da 2ª Vara Criminal da Comarca de Rio Branco, condenou V. A. de A. a uma pena de dois anos de reclusão por denúncia caluniosa.
A magistrada converteu a pena em prestação de serviços à comunidade, sendo publicada no Diário da Justiça Eletrônico nº 4.783 (fls. 114 e 115), do dia 22 de outubro.





Entenda o caso

De acordo com a denúncia do Ministério Público Estadual (MPE), no dia 28 de setembro, a acusada V. A. de A. deu causa à instauração de uma investigação policial contra seu ex-companheiro Josué Cordeiro Campos, “atribuindo-lhe um crime do qual sabia ser ele inocente”.

Ela representou contra a vítima alegando que a mesma a teria ameaçado, o que gerou a instauração de inquérito policial, nos termos da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006).

No entanto, após a instauração do procedimento, a acusada voltou atrás e confessou ter-se valido do expediente de má fé para se vingar do ex-companheiro, que planejava deixá-la. As informações foram confirmadas pela ré em seu depoimento à Policia Civil.

Por entender presentes a autoria e a materialidade do delito, o MPE pugnou pela procedência da denúncia.
Decisão

Em sua decisão, a juíza Louise Santana salientou que, embora a ré tenha tentado mudar sua versão dos fatos, alegando ter mentido “apenas para que a queixa fosse retirada”, das provas juntadas aos autos e depoimentos das testemunhas “não há dúvidas a respeito de ser a acusada responsável pelo delito”.




Louise Santana ressaltou ainda que a acusada também tentou manipular a vítima para que esta faltasse à audiência designada para o julgamento do caso: “a pretensa irresponsabilidade não passa de criação da denunciada e tanto é que, conforme narrado pela vítima e corroborado por aquela, ela chegou a se dirigir ao ofendido, momentos antes de iniciar a Instrução, alegando que, caso ele não comparecesse o processo seria arquivado, assim agindo no escopo de se livrar das acusações”, destacou a magistrada.

Para Louise Santana, “o motivo do crime está relacionado ao ciúme, que é peculiar ao ocorrido”.
Por fim, com base no art. 339 (denúncia caluniosa), do Código Penal, a magistrada condenou a acusada V. A. de A. a uma pena de dois anos de reclusão, além do pagamento de dez dias multa.

No entanto, em atenção ao disposto no art. 44, parágrafo 3º, do Código Penal, por se tratar de ré primária e a pena total ser inferior a quatro anos de reclusão, a juíza Louise Santana autorizou a comutação da pena privativa de liberdade por duas penas restritivas de direitos, correspondentes a prestação de serviços à comunidade, dentro de um período de oito horas semanais, durante o tempo da pena imposta, em local a ser estipulado.

Fonte: ContilNet.com


Eleições 2012: Prazo para prestação de contas dos candidato termina dia 06 de novembro.


Encerra-se no dia 06 de novembro o prazo para candidatos, comitês financeiros e os diretórios regionais e municipais dos partidos políticos prestarem contas à Justiça Eleitoral referente a campanha do primeiro turno. Os candidatos que disputam o segundo turno poderão prestar contas até dia 27/11.

Vale ressaltar que mesmo aqueles candidatos que renunciaram a candidatura, desistiram, foram substituídos ou tiveram seu registro indeferido pela Justiça Eleitoral deverão prestar contas correspondentes ao período em que participaram do processo eleitoral, mesmo que não tenham realizado campanha.

No intuito de evitar filas e transtornos, recomenda-se que as prestações de contas sejam entregues antes mesmo dos prazos finais, em especial os candidatos eleitos, pois somente serão diplomados caso suas contas sejam julgadas.

A fim de facilitar o envio das contas, já se encontra disponível a nova versão 1.07 do Sistema de Prestação de Contas Eleitorais/SPCE, a qual traz a novidade do envio das contas finais via internet, o qual é facultativo, pois permanece a obrigatoriedade que as prestações de contas sejam apresentadas fisicamente nos Cartórios Eleitorais no prazo legal.

Fonte: Blog Jordão Ac

POLÍTICA: Oposição se movimenta e diz que vai cassar Élson Farias.


Mais uma pra gente não esquecer.

A bola da vez é o comentário de que o Prefeito eleito do Jordão será cassado, mediante as provas que a oposição tem em mãos. Segundo comentários de populares nas beiras de ruas, nem o prefeito eleito e nem os vereadores da frente popular assumirão seus cargos em 2013.

O interessante é que me parece que a oposição ainda não aprendeu perder, pois na eleição do Sr. Hilário Melo o comentário foi mesmo, e até hoje já se vão quase 8 anos e ainda nada de cassação, acho que estão mentindo ou sei lá o quê, inventando histórias pra boi dormir, e como não sou nenhum boi, não posso de maneira alguma acreditar nessas besteiras e nem me calar.

Dias atrás um “ bacana” publicou um texto dizendo que “O POVO DO JORDÃO PREFERE CIRCO DO QUE COMER PÃO”, um tal de Kaká foi o pensador do caso, achei o texto dele tão bem feito que certamente ele foi usado apenas de “pateta” e ter assinado a autoria, pois bem sei que ele é do Jordão, ou então é o palhacinho principal, porque eu tenho na minha identidade com muita honra a naturalidade Jordanense e ainda não vi por aqui nenhum circo.

Agora, padaria e dinheiro pra comprar pão não falta, diferente de outros mandatos que nem dinheiro e nem crédito no comércio os funcionários tinham, bom, mais isso não me vem ao caso falar agora.

O Gabriel Pensador tem uma música que diz assim: “é pra rir ou pra chorar, hahaha, hohoho”...
 
Acho melhor ficar sério e vê se é verdade ou mentira o que coloquei aqui. 

Mas de uma coisa tenho certeza, ainda tem gente que acredita que prefeito não assume quando o povo o elege, agora isso sim é piada. Besta é quem acredita.



quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Após 6 meses de cadeia, Neuzari é solto através de um alvará vindo de Brasília.


O prefeito afastado de Porto Walter Neuzari Pinheiro, seus dois filhos Demerval Sebastião Pinheiro Lima, David Pinheiro Lima e seu irmão Arenilton Correia Pinheiro deixaram o Presídio Manoel Neri da Silva de Cruzeiro do Sul, por volta das 20h de terça-feira (23). Eles estavam presos desde o dia 22 abril acusados de peculato, formação de quadrilha e ocultação de bens de origem Ilícita, além de falsidade ideológica.

O alvará de soltura veio do Tribunal Regional Federal da Primeira Região em Brasília (TRF1). A revogação da prisão preventiva de Neuzari foi concedida mediante uma série de condições descritas em um termo de compromisso assinado pelo prefeito. Os critérios do termo foram estabelecidos pela Justiça Federal do Acre, em caso de descumprimento o prefeito será novamente recolhido.

Segundo a Polícia Federal que realizou as prisões em flagrante, o prefeito, seus filhos e o irmão faziam parte de um esquema que envolvia a transferência ilegal de terrenos da União para empresas pertencentes ao grupo. O prefeito segue afastado do cargo.
Segundo as investigações, 103 terrenos totalizando uma área superior a 34 mil m² haviam sido transferidos para a empresa D. N. CONSTRUÇÕES LTDA, de propriedade do irmão de Neuzari e um de seus filhos. Outros 11 terrenos foram transferidos para o próprio Neuzari, num total de 3.500 m² de área urbana, e 10 terrenos totalizando mais de 4 mil m² para a empresa individual de seu outro filho.

A defesa do prefeito afirma que os terrenos pertencem a sua família há mais de 30 anos e acredita na inocência plena por tais acusações.
Neuzari foi condenado recentemente pelo Tribunal de Justiça do Acre a mais de 11 anos de prisão em regime inicialmente fechado, mas só vai para a cadeia após o processo transitar em julgado, ou seja, quando se esgotarem todas as possibilidades de recursos. A condenação foi por desvio de dinheiro público através de notas fiscais frias para efetuar pagamentos de supostos serviços de transporte de cargas, materiais e pessoas, construção, preservação e limpeza de calçamento e vias públicas etc. com cheques endossados pela própria Prefeitura de Porto Walter.

Juruá Online

Saúde Bucal: Segundo a Associação Brasileira de Odontologia, 27 milhões de brasileiros nunca foram ao dentista


No Dia Nacional do Cirurgião-Dentista e da Saúde Bucal, o presidente da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), Newton Miranda de Carvalho, diz que gostaria de voltar ao sistema antigo em que, em vez de o profissional estar apenas no consultório, ele atuava nas escolas primárias. ”Nós reduzimos muito o número de cáries com esse sistema”, informa.
“O problema básico é que a educação para a saúde ainda é deficiente. A ação governamental ainda é insuficiente” acrescenta.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil tem 22.139 equipes de saúde bucal em atuação. Mesmo assim, Carvalho conta que ainda há 27 milhões de brasileiros que nunca foram a um dentista, por falta de informação ou por falta de acesso. “As 22 mil equipes de saúde bucal que existem no Brasil são um grande avanço, mas insuficientes para colocar o problema da saúde bucal em patamares aceitáveis”, diz Carvalho.  

Aline Lopes, dentista de um núcleo de saúde da família em Samambaia, cidade do Distrito Federal,destaca a importância da atuação de uma equipe como essa na comunidade. ”A grande vantagem é que a gente consegue ficar próxima do paciente. Eu conheço as famílias que atendo. Consigo rastreá-las, acompanhá-las desde a raiz dos seus problemas”, conta.
O Brasil concentra o maior número de dentistas do mundo, mas “a má distribuição geográfica é o problema” , diz o presidente da ABO. Newton de Carvalho explica que em um simples exame o dentista pode detectar o início de problemas que vão de uma simples cárie até algo mais sério, como o câncer de boca.

"O câncer bucal esta aumentando de forma absurda. Em 2012, estimamos que cerca de 7 mil pessoas foram diagnosticadas com a doença. Para 2013, estimamos 14 mil. Isso é um índice muito alto, está dobrando em pouco espaço de tempo. É o fumo, o álcool, o sol sem proteção, a radiação ataca o lábio", alerta Carvalho.

Além disso, o presidente da ABO explica que a literatura científica médica e odontológica é rica em exemplos de relações comprovadas entre a boca e doenças cardíacas e pulmonares, diabetes, hipertensão e até o nascimento de bebês prematuros.

Por João Bráz

Economia: Desemprego atinge em setembro menor taxa para o mês desde 2002.


A taxa de desemprego registrada em setembro (5,4%) é a menor para o mês desde o início da série histórica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2002. Em relação ao resultado de agosto (5,3%), o índice ficou praticamente estável. Na comparação com setembro de 2011, quando a taxa chegou a 6%, houve redução de 0,6 ponto percentual.
Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), divulgada hoje (25) pelo IBGE. O levantamento inclui as regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Porto Alegre, do Recife, Rio de Janeiro, de Salvador e São Paulo.
O comércio registrou crescimento de 3,7% na passagem de agosto para setembro, com abertura de 153 mil vagas. A área outros serviços teve aumento de 80 mil postos e registrou 2% de expansão. Já a indústria perdeu 49 mil vagas, uma queda de 2,6%.
Na região metropolitana de São Paulo, houve aumento na taxa de desocupação. O índice chegou a 6,5%, acima do registrado em agosto (5,8%), mas ficou estável em relação a setembro de 2011 (6,1%). O contingente de desocupados na região subiu para 669 mil pessoas, um aumento de 76 mil em um mês.
Como a população ocupada em SP ficou estável, à exceção da indústria, que fechou 49 mil postos em relação a agosto deste ano e 60 mil na comparação com setembro de 2011, a análise do IBGE é que mais pessoas saíram da inatividade, situação caracterizada pela falta do interesse em buscar emprego. O peso de São Paulo na pesquisa é 40%, seguido pelo Rio e por Belo Horizonte, com 20% e 10%, respectivamente.
"As pessoas estão procurando trabalho, por motivos que a pesquisa não conseguiu constatar. Em nenhum grupamento de atividade houve redução significativa, então essa população saiu da inatividade", disse o gerente da Coordenação de Trabalho e Rendimento do IBGE, Cimar Azeredo.
Segundo ele, o mercado de trabalho não teve evolução diferenciada, e o nível de ocupação não perdeu força em setembro deste ano, característica parecida com o que houve em julho e agosto.
Agência Brasil

Brasília: Dilma anuncia plano para tornar pesca e aquicultura atividades “centrais” no país.


As atividades ligadas à pesca e à aquicultura serão “centrais” para o país, tanto no âmbito econômico como no social. É o que garantiu a presidenta Dilma Rousseff hoje (25), ao anunciar o Plano Safra da Pesca e Aquicultura em cerimônia no Palácio do Planalto. A meta é ampliar a produção nacional para 2 milhões de toneladas de pescado ao ano até 2014.
“Essa atividade, que era lateral, será central do nosso país”, garantiu a presidenta. Além de desonerar a cadeia produtiva,o governo pretende, com o plano, investir R$ 4,1 bilhões até 2014 em financiamentos para a produção pesqueira, por meio de diversos programas.
Segundo Dilma, o Brasil sempre teve condições de ter atividades de pesca e aquicultura mais fortes. Agora, acrescentou, é hora de o país transformar seu potencial – o maior do mundo – em atividades sociais e econômicas, além de estimular melhores hábitos alimentares para o brasileiro.
“Vamos fortalecer a atividade pesqueira, transformando-a em instrumento de crescimento econômico do país, aumentando nossos investimentos nesse que é, sem dúvida, junto com a agricultura, um dos grandes setores que caracterizarão o século 21: o fornecimento de proteína, para gerar inclusão social e melhoria da qualidade do trabalho”, explicou a presidenta.
Na solenidade de lançamento do plano, Dilma apresentou dados que mostram o potencial do país para as atividades de pesca e aquicultura. “Temos mais de 8 mil quilômetros de costa marítima, 13% da reserva mundial de água doce e um mar interno feito de reservatórios e açudes em praticamente todas as nossas bacias hidrográficas. É como se fosse o acesso a um grande mar de água doce”, explicou.
Agência Brasil

Concurso: TJAM anuncia concurso público para mais de 250 vagas.

O edital do concurso do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) para preenchimento de vagas no quadro de juízes substitutos e também para serventuários (níveis médio e superior) será lançado na primeira semana de dezembro. O prazo de inscrição começa logo depois das festas de fim de ano, em janeiro, e as provas serão em março de 2013. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (25) pelo presidente da Comissão do Concurso Público do TJAM, desembargador Aristóteles Thury, durante coletiva com a imprensa, na sede da instituição.

Os valores de inscrição foram definidos em R$ 65,00 para nível médio, R$ 85,00 para nível superior, e para juiz substituto, a taxa de inscrição será de R$ 195,35. Este valor corresponde a 1% do subsídio inicial do magistrado, conforme determinado pela resolução nº 75, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). De acordo com o  desembargador Aristóteles Thury, a quantidade total de vagas já foi definida. “Neste concurso, estaremos oferecendo 170 vagas para cargos de nível médio; 63 vagas para nível superior; e 25 vagas para juiz substituto, sendo que ainda iremos formar uma reserva técnica de dez vagas para juiz”, declarou.  A comissão ainda está definindo a quantidade de vagas por localidade e função. “Essas informações serão divulgadas no lançamento do edital”, acrescentou.

O certame terá custo zero para o Tribunal de Justiça do Amazonas porque foi enquadrado na modalidade Autofinanciado, onde as inscrições subsidiam a realização do concurso, de acordo com superintendente da Fundação Instituto Superior de Administração e Economia (Isae), José Olinto de Toledo Ridolfo. A expectativa da comissão é que haja um universo de 35 mil inscritos, aproximadamente. A estimativa foi feita com base em ações similares. A Fundação Isae ficará responsável integralmente pelo concurso e já promoveu 23 certames ao longo de 20 anos de atuação no Amazonas, com a participação de mais de 1 milhão de candidatos.

As provas serão realizadas todas em Manaus, inclusive para os candidatos a vagas nas comarcas de Careiro da Várzea, Careiro Castanho, Manacapuru, Iranduba, Rio Preto da Eva, Itacoatiara e Presidente Figueiredo, municípios que também serão contemplados no edital. “A aplicação das provas, provavelmente, ocorrerá em dias diferentes”, afirmou José Olinto. Ainda em relação ao assunto, o professor Michel Jourdan, da Fundação Isae e que também é coordenador de concursos da Fundação Getúlio Vargas (FGV), é o responsável pela equipe que irá elaborar, aplicar e corrigir as provas.

O último concurso do Tribunal de Justiça do Amazonas, desse porte, foi em 2005. “É uma das metas do desembargador Ari Moutinho da Costa, que é o nosso presidente, e temos a missão de promover o concurso, seguindo as orientações do Conselho Nacional de Justiça, buscando a maior lisura possível. O objetivo é colaborar para a agilização da prestação jurisdicional”, completou Thury.
Os salários são de R$ 3.281,13 para nível médio, de R$ 6.390,83 para nível superior, e o subsídio para juiz substituto é de R$ 19.535,27.  As vagas para juízes são todas para o interior do Amazonas. Outros esclarecimentos podem ser obtidos junto ao portal www.isaeamazonia.org.br.
Portalamazonia.com.br

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Fatalidade: Em mais uma tragédia em Tarauacá, caminhão esmaga trabalhador.


Na tarde desta terça feira, um trabalhador que prestava serviços como "apontador" numa empresa de construção que estava trabalhando na estrada da Estação de Tratamento de água - ETA, Bairro do Ipepaconha, foi esmagado por uma caçamba carregada de barro. 
A Polícia isolou o local para o resgate da vítima. Ainda não temos as informações sobre as causas do acidente. 

Em breve mais detalhes.


Blog do Accioly

Coordenadora da Escola Jairo de Figueiredo Melo, Adelana Feitosa, se defende da polêmica matéria do Ac24horas sobre os estudantes de Jordão.


Eu, Adelana Feitosa, coordenadora da Escola de Ensino Fundamental e Médio de Jordão, Jairo de Figueiredo Melo.  Fiquei surpresa ao ler uma matéria postada pelo senhor Salomão Matos da redação do jornal Ac 24 horas, onde o mesmo comenta e afirma algumas informações que eu teria dado a ele sobre o ENEM.

Gostaria de deixar claro que em momento algum dei essas informações pra quem quer que seja. Informações estas postadas de forma errônea, tendo em vista que eu nunca disse que não poderia ser responsável pelos alunos, que por sinal são 45 e não 57 ao qual ele relata em sua matéria, tão pouco falei que teria somente 03 alunos maiores e os demais menores entre 15 e 16 porque inclusive não fiz este levantamento ainda. E nem poderia falar se a embarcação cedida oferece ou não segurança porque nem mesmo a conheço pra fazer qualquer analise.

Por isso senhor Salomão peço que o senhor tenha muito cuidado antes de postar matérias usando os nomes das pessoas sem a devida autorização das mesmas e sem ao menos se certificar que os fatos condizem com a verdade ou não. Isso pode lhe causar um processo judicial.

Adelana Feitosa

Fonte Fala Jordão

Imagem do dia-Maçarico

Maçarico é o nome vulgar de várias espécies de aves pertencentes à família Scolopacidae. A designação agrupa aves de médio porte, de patas altas e bico longo, com plumagem geralmente acastanhada e branca. Os maçaricos vivem em regiões costeiras, as margens do rios e muitas espécies são migratórias.


segunda-feira, 22 de outubro de 2012

O Jordão não Lê!


Se Monteiro Lobato foi feliz em sua frase ao afirmar que uma nação se constrói de homens e livros, então não seria radicalismo afirmar que nosso município não pode ser visto com sentimentos de nacionalidade.

Dia desses, em uma de minhas visitas semanais a tímida biblioteca municipal, encontrei uma criança de não menos 10 anos de idade, ela folheava um livro com interesse apenas nas figuras. Curioso, perguntei-lhe se já havia lido o livro que ela detinha nas mãos. O garotinho respondeu com palavras eivadas de timidez, “Eu não sei ler, nem eu nem meus coleguinhas. Agente vem pra cá para ver as figuras dos livros.” Era possível ver que o garoto, embora com apenas 10 anos, tinha mais vergonha da sua condição do que quem está nos patamares que detém a responsabilidade de erradicar essa mazela social. Se nossa base educacional está assim, fica fácil compreender o estado atual do município e, consequentemente, fazer uma previsão, infelizmente pessimista, do seu futuro.

Abrir uma biblioteca no município apenas viabiliza livros para quem já possui o hábito de ler, mas está longe de resolver o problema exposto no título desse texto. É preciso, e isso não custa caro, criar políticas de incentivo a leitura, e, a meu ver, uma ótima opção seria o ato de contar histórias. Será que seria impossível aos cofres da Secretaria de Educação disponibilizar um servidor qualificado para, ao menos duas vezes na semana, reunir crianças na biblioteca municipal e através de uma leitura contagiante e estimulante passar-lhes esse hábito tão salutar e norteador?    

Ler faz bem a alma, liberta da alienação e transforma o ser político, responsável e consciente do seu papel na formação de uma sociedade coletiva, plural, justa e fraterna. A leitura desenvolve no leitor uma consciência crítica do ambiente em que habita. Aqueles que têm o prazer de ler vivem em processo contínuo de transformação tanto quanto pessoa humana, como ser político, ser social e, agente indutor e participativo nos destinos da sociedade. Não é possível ser adepto à leitura e, simultaneamente, estar alheios aos acontecimentos trágicos como violação dos direitos fundamentais da cidadania, exploração do homem pelo homem, exclusão, agressão e degradação do ecossistema.

Por tudo isso, exigir melhoras na educação sem o incentivo à leitura é o mesmo que dar um tiro na sanidade mental; é um absurdo relatado.

Postado por João Bráz

Por Hugo Brito
Jordão –AC, 22-10-2012

A poucos dias da inauguração, a praça da Juventude em Cruzeiro do Sul, desaba .


Com pouco mais de um mês após a inauguração, ainda cheirava à tinta a Praça da Juventude, em Cruzeiro do Sul, quando uma ventania, na tarde desta sexta-feira (16), derrubou a cobertura da quadra poliesportiva. Não houve relato de vítima. 

O vento retorceu ferragens e ergueu do chão as colunas de sustentação da cobertura da praça no Bairro Santa Terezinha..

O secretário de Esporte, Ivo Galvão, disse que as obras foram vistoriadas antes da inauguração, mas avisou que a prefeitura já investiga as possíveis causas do incidente. “O que podemos dizer é que a ação do vento foi devastadora, a ponto de retorcer as ferragens dos postes”.

Para o vereador Edvaldo Gomes, entretanto, mesmo partido da deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB-AC) autora da emenda parlamentar que destinou cerca de R$ 1,5 milhão para a obra, “a prefeitura usou material de quinta categoria para a construção da Praça da Juventude”.

Edvaldo Gomes responsabiliza a prefeitura pela ocorrência, e diz que “parte do valor das obras foi desviada para fazer caixa para a reeleição do prefeito, ano que vem”.



MOVIMENTO ENEM NO JORDÃO: A luta continua, agora pelo transporte dos jovens Jordanenses.



O Movimento ENEM no Jordão foi um dos mais bem elaborados e defendidos nos últimos tempos através das Redes Sociais, este, visava que novamente houvesse a anexação de Jordão como sede de aplicações de provas para o Exame Nacional do Ensino Médio, que é a democratização do acesso à universidade pública.

O movimento uniu uma grande corrente de autoridades parlamentares no intuito de “lutar” pelos interesses educacionais do município que detém do segundo pior IDH do Brasil, porém, não foi suficiente. Mas não foi tudo em vão, através desta luta, conseguimos o comprometimento do diretor do INEP, Alexandre André, para que no próximo ano, não só Jordão, como Marechal Thaumaturgo e Santa Rosa fossem incluídos como sedes de aplicações.

Um problema foi resolvido, porém, outros prevaleceram: Como os jovens Jordanenses farão para realizar as provas neste ano? Qual o transporte? Onde ficar? O que comer? Uma vez que a maioria é de baixa renda e é menor de idade?

Pensando nisso, falei hoje (22) por telefone com o Vereador de Tarauacá, Luiz Meleiro, o nosso contato direto com a Deputada Federal Perpétua Almeida, que apoiou com firmeza a iniciativa, em junho a Deputada já havia entrado em contato, através de ofício com o Ministro Celso Amorim (DEFESA) solicitando transporte aéreo até Tarauacá aos estudantes de Jordão.

Meleiro ficou de informar até o final do dia, a posição da Deputada a respeito da situação de Jordão.
  
Fonte: Fala Jordão