quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Cruzeiro do Sul fez 108 anos dia 28 de setembro.


O segundo município mais populoso do Acre, Cruzeiro do Sul, completou 108 anos, dia 28 de setembro. De acordo com o Atlas do Estado do Acre, material publicado pela Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), a cidade foi fundada pelo General Thaumaturgo de Azevedo, como capital do departamento do Alto do Juruá, ocupando um local inicialmente chamado de Invencível. A atual sede deste município foi estabelecida posteriormente no dia 28 de setembro de 1904, na margem esquerda do Rio Juruá, seu nome faz referência à constelação do Cruzeiro do Sul.

Cruzeiro do Sul fica localizada no noroeste do Estado e faz limite ao norte, com o Amazonas; ao sul, com Porto Walter; ao leste, com Tarauacá e a oeste, com Mâncio Lima, Rodrigues Alves e Peru.
A cidade é conhecida também em razão de seu principal produto regional, a farinha de Cruzeiro do Sul, e neste ano três cooperativas de Cruzeiro do Sul receberam nova sede da central de cooperativas que reúne três grupos de cooperados que trabalham com produção rural: Cooperfarinha, Camprucsul e Coopersonhos.

Outro atrativo da cidade é a realização do Novenário de Nossa Senhora da Glória. Considerada a maior festa religiosa do Acre e uma das mais importantes da Amazônia. O evento, celebrado desde 1918, atrai milhares de visitantes. Embora o aspecto religioso seja o principal objetivo do Novenário, Cruzeiro do Sul tem um grande movimento em sua economia, especialmente no setor de comércio e serviços. Com o crescimento da festa ao longo do tempo, o segmento católico passou a receber incentivos do poder público para a complexa organização.

Os moradores de Cruzeiro do Sul, desde o ano passado, experimentam novas oportunidades quando a BR-364 não precisou mais ser fechada durante o inverno. As mudanças são visíveis na cidade, e impactam de maneira positiva na consolidação das atividades econômicas e no cotidiano das pessoas, que passaram a dispor de uma série de benefícios, como acessibilidade, transporte e oportunidades de negócios.
Janelão.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário