segunda-feira, 22 de julho de 2013

Programa Saúde Itinerante faz dois dias de atendimento aos Jordanenses.

O programa Saúde Itinerante criado no ano 2000 pelo médico e senador da república Tião Viana, esteve no município de Jordão atendendo a população nos dias 19 e 20 conforme comunicado anteriormente vinculado nos órgãos públicos, rádio e blogs da cidade.
 
A população compareceu em peso em busca de atendimento médico, pessoas de várias comunidades rurais de lugares mais longínquos pertencentes ao Município. A Secretaria Municipal de Educação disponibilizou alimentação para as pessoas da zonal. A Secretaria de Saúde também disponibilizou uma grande equipe para dar suporte ao atendimento alem da Secretaria de Assistência Social também ter cooperando com os trabalhos.   
Ao longo de 13 anos de existência do programa muita coisa boa aconteceu aos Jordanenses. Crianças e adultos foram encaminhados para outras cidades para fazerem seus tratamentos e deu tudo certo é o que sabemos.
Em 2001, se não me engano, a equipe veio o município e cerca de 20 voos pousaram e decolaram na cidade em único dia, com uma grande equipe atendendo a população.
Em 2008, uma criança que nasceu com um grave problema cardíaco, passou pela mão de um pediatra do Programa Saúde Itinerante, e imediatamente foi encaminhado pra Rio Branco e em seguida para São Paulo onde passou por uma cirurgia no Hospital Sírio Libanês, um dos melhores hospitais do País. 
Até hoje, os pais são gratos ao Médico Tião Viana que criou o programa e ao pediatra o qual examinou a criança, que hoje encontra-se com sua saúde em perfeitas condições.   
Apesar do esforço e desse histórico que trás a tona o belo trabalho do Programa Saúde Itinerante em todo o estado do Acre, e o esforço do Governo Municipal e também do prestígio do Programa ao longo dos 13 anos de trabalho, desta vez houve, do ponte de vista de muita gente, algumas falhas.
Primeiro que o município de Jordão cresceu e continua crescendo e portanto, não dar pra atender toda a população em dois dias como a 12 anos atrás.
Segundo que houve uma burocracia na distribuição das fichas para atendimento das pessoas, enquanto eram disponibilizadas 50 fichas, cerca de 150 pessoas ficava na fila aguardando sua vez sem poder sair pra não perder o lugar na ordem de chegada.
Terceiro que muita gente estava tentando fazer exames de endoscopia e é necessário está em jejum e só conseguiu a ficha a tarde marcando o atendimento para o dia seguinte o qual não teve mais.   
Quarto, algumas pessoas nos falaram que ao chegar ao Clinico Geral e antes de dizer quais eram seus problemas já recebia a receita e teve caso que o remédio foi dipirona.
Portanto, concluo dizendo que o Jordão agradece a vinda da equipe do programa, mas, se possível for, nos atendam com mais um pouco de paciência. Se por acaso, 2 dias não der, por que não 3 ou 4.

João Bráz


 





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário