terça-feira, 2 de julho de 2013

Após tentativa pela manhã de realizar protesto, alunos da Escola Jairo tentarão se manifestar amanhã na 3ª Conferencia Municipal de Educação.



Hoje pela manhã em frente Escola Estadual Jairo de Figueiredo Melo alunos do Ensino Fundamental e Médio se reuniram para protestar em favor de melhorias na Escola onde estudam. 

Liderados pela a aluna Lorena Nascimento cerca de 30 estudantes compareceram dispostos a reivindicar tais melhorias. 

Queremos reivindicar melhorias nos banheiros que não funcionam, falta papel higiênico e principalmente o laboratório de informática onde antes tínhamos cerca de 30 computadores que foram saqueados e hoje não tem mouse, nem teclado e também um laboratório de ciências. Disse Lorena. 

Segundo Lorena os demais não compareceram com medo e por acharem que não daria resultado ou porque acham que do jeito que estar ta bom. 

Apenas o professor Jucimar Farias (Cimas) incentivou e apoiou os alunos sugerindo que elaborassem um documento com suas cobranças e levassem junto com uma abaixo assinada que eles já fizeram, e encaminhe até a gestora do Núcleo de Educação do Estado Dona Lucimar, para que sejam feitas as devidas cobranças ao Estado.  

Outra coisa que impossibilitou o manifesto pacífico, foi que a gestão da Escola não liberou os alunos por que não podia perder aula e muitos alunos não quiseram ser prejudicados. 

Segundo a gestora os alunos até que tem direito de se manifestar, mas não dia de aula para que não prejudique o ano letivo e sem um motivo concreto para que possa ser ouvidos. Outra coisa que a diretora alega é que os alunos nem sabem o querem reivindicar. 

Disse ainda que no ano passado o PDDE não foi executado e por isso a escola não recebeu nenhum centavo que é o único recurso do Estado que pode fazer reparo nas escolas, por falta de um comitê executivo, uma vez que não tem funcionários de apoio.

Quando o problema parecia resolvido na questão do funcionário de apoio que era a Dona Maria Barbosa, ela veio a falecer e de novo estamos tentando formar o comitê executivo outra vez e ai sim tentar fazer algo pelos banheiros. 

A Gestora lembrou ainda que ano passado conseguiram, com dinheiro próprio, pitar toda a escola, os banheiros e hoje já encontram-se totalmente pinchados pelos próprios alunos, portas riscadas. 

Já que a gente faz para comunidade da melhor forma possível, eles deveriam retribuir da mesma forma que é cuidando do patrimônio que é deles. 

Amanhã dia 3 de julho, os alunos prometeram comparecer à III Conferencia Municipal de Educação, com seus cartazes fazendo suas cobranças e esperam serem vistos pelas autoridades.  Concluiu Lorena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário