quinta-feira, 6 de junho de 2013

PROTESTO:Ex-deputado está há 31 dias em greve de fome por mudança no horário.

O ex-deputado federal pelo Acre João Lima Correia Lima Sobrinho, de 60 anos, está há 31 dias em greve de fome na Praça dos Três Poderes, área central de Brasília. Ele luta para que o Estado volte ater duas horas a menos em relação ao horário de Brasília.

Sobrinho, que também é professor de economia pela UFAC (Universidade Federal do Acre), está acampado em frente ao Palácio do Planalto e diz que a presidente da República, Dilma Rousseff, vetou há três anos um referendo para mudança de horário no Estado. 

— O TSE [Tribunal Superior Eleitoral] realizou esse referendo lá no segundo turno das eleições de 2010. Este foi o terceiro referendo da história do Brasil. O primeiro aconteceu no parlamentarismo, com João Goulart; o segundo em 2006 com o desarmamento; e este em 2010 para a mudança de horário lá no Acre.  

Ele disse que apesar da liberdade das pessoas votarem em sim ou não, 57% da população decidiu que não queria o horário que até então era imposto pelo governo federal, de apenas uma hora a menos em relação a Brasília, após lei federal de 2008.

No entanto, após os resultados, a presidente Dilma teria vetado o resultado do referendo após tomar posse do governo, no dia 1º de janeiro de 2011.  

— Lá no Acre é tudo mais cedo e com esse fuso horário, imposto contra a vontade da maioria da população, há três anos as pessoas enfrentam dificuldades para sobreviver no dia-a-dia. Estou aqui representando meu Estado, como cidadão acriano. 

Sobrinho passa o dia sentado embaixo de um guarda-sol e usa banheiros públicos para fazer as necessidades e higiene pessoais.

ContilNet.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário