sexta-feira, 7 de junho de 2013

ICMBio e Conselho Deliberativo da Reserva Extrativista ASAREAT, estão reunidos na Câmara Municipal de Jordão tratando assuntos de interesse de seus moradores.

O Conselho Deliberativo da Reserva Extrativista do auto Tarauacá estar reunido pela 4ª vez, em reunião ordinária na Câmara de Vereadores, para discutir assuntos como: um novo censo populacional da RESEX, plano de utilização, plano de manejo, plano de ação (que serão discutidos ações com saúde educação entre outros), e abertura de novas comunidades.

A reunião foi aberta pela Gestora do Instituto Chico Mendes (ICMBio) na RESEX Camila, que pediu para que cada morador/conselheiro falasse de sua localidade.

O primeiro conselheiro a falar foi o conselheiro Ivo Oliveira da comunidade Boa Vista no Rio Jordão que disse não ter nada a reclamar, a única reclamação é que cada dia fica mais difícil plantar ou criar dentro de sua colocação porque vem sofrendo ataques de furtos pelos vizinhos indígenas. Denunciou o conselheiro.

O conselheiro Zé Romão da comunidade Nazaré Rio são Salvador seringal alagoas, disse que há uma família dentro da comunidade que vem causando problemas como a venda e o consumo de bebidas alcoólicas, a caçada com cachorro e pesca de forma de forma irregular, uma vez que a fartura na comunidade é grande e não há necessidade para tal conduta. Disse o conselheiro.

O Presidente da Associação de Seringueiros e Agricultores Extrativista do Alto Tarauacá (ASAREAT), José Orlei, disse que em breve uma equipe do ICMBio irá entrar em contato com a rádio local para informar todos os moradores da RESEX sobre as questões de licenciamento para desmate e queima dos seus roçados e concluiu que os moradores da RESEX são os únicos que tem autorização para tal fim.


A reunião continua discutindo vários assuntos e será concluída hoje dia 7 de junho ao meio dia. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário