terça-feira, 30 de abril de 2013

ÚLTIMO DIA DO 21º ANIVERSÁRIO DE JORDÃO: Encerramento com desfiles das escolas retratando sua história.


Às 16 horas da tarde de domingo 28, as escolas do município entraram na avenida para contar, de forma elegante, a história do município de Jordão.

Com o tema “JORDÃO TESOURO DO JURUÁ” as equipes de cada escola usaram e abusaram da criatividade. A escola Pré-Escolar 12 de Outubro e a creche Criança feliz puxaram o desfile com uma faixa parabenizando a cidade pelos 21 anos de emancipação política, logo atrás um baú com o tesouro dentro simbolizando todas as riquezas do município e o Slogan “Jordão tesouro do Juruá, a terra que nos acolheu”.

Em seguida a escolas estaduais, Jairo de F. Melo e Manoel R. de Farias, entraram na avenida com o tema “Jordão antes”, contando-nos toda a história do município desde muito anos atrás. A cultura dos nativos que aqui viviam, os seringais que foram desbravados pelos seringalistas e seus seringueiros, mostrando a maquete do barracão (que era a casa do seringalista ou patrão), do armazém (comercio) e da mini usina que era usada para armazenar toda a produção do látex (leite) produzido nos seringais e transformada em borracha.

Os primeiro habitantes destas terras
  
Sede do seringal- Armazem(loja), Barração (casa do patrão) e Mini usina

O defumador- casa onde fazia a borracha defumada

A casa do seringueiro e sua familia

Depois, foram lembrados os meios de comunicação da época como a rádio fonia, o alto-falante, as cartas que eram trazidas de barcos que equivalia a cerca de 30 a 40 dias para chegar ao destinatário. Depois os meios de transportes através dos rios em embarcações como o Gramutan, a catucha, as balsas com rebocadores e canoas. Depois, as religiões, e aproveitando o momento relembraram todos os padres que aqui passaram e a primeira Igrejinha construída de maneira simples e coberta de palha.

Primeira Igreja catolica
Meios de  comunicação- Rádio fonia
Meios de  comunicação- Cartas

 

Meios de  comunicação- cartas

Canoas, único meio de transporte da época

Primeira balsa a rebocador a chegar do Jordão

Canoas, único meio de transporte da época

Não podíamos esquecer-nos de falar dos primeiros profissionais de saúde e de educação que por aqui passaram prestado importantíssimos serviços a comunidade da época.  Também da cultura, da mitologia, da musica com direito a uma apresentação de um grupo de 3ª idade tocando e dançando a famosa VALSA.

Pioneiros da saúde de Jordão antes

 
Lendas e mitos da floresta

Apresentação da dança chamada VALSA

Apresentação da dança chamada VALSA


Grupo musical da 3ª idade

A escola Bernardo ficou com o tema “Jordão hoje”, mostrando as transformações e evoluções acontecidas nesses 21 anos. Uma criança entregou um bolo simbólico ao prefeito Élson, em seguida uma ala com os nomes de todas as escolas existentes na zona rural e urbana, coisa que antes não existia. 

Prefeito recebendo um bolo da uma criança


representantes do atual corpo docente de professores

Foram apresentados também os atuais profissionais de saúde e de educação, as canções da terra com uma breve apresentação do grupo Balada dos Garotos formada por jovens indígenas. Os atuais meios de transportes, os comércios da cidade, os partido políticos e as autoridades constituintes do legislativo, executivo e judiciário.

Hospital da família

Atuais prof. de saúde

Atuais meios de transportes 
 
Gupo Balada dos garotos

 
Pluralidade partidária

Represntantes do poder legistlativo e executivo

Representante do poder judiciário
O desfile foi encerrado com apresentação de uma dança sensual em ritmo de arrocha, contrapondo-se as danças da época como a valsa apresentada anteriormente pelo grupo da 3ª idade. Em seguida um amistoso de futebol de campo entre as equipes de Jordão x Tarauacá e as 00h00min o fechamento com show do cantor Júlio Nascimento na Avenidas Francisco Dias.

Grupo de dança

Cantor Júlio Nascimento

Assecom
Texto João Bráz

Nenhum comentário:

Postar um comentário