segunda-feira, 1 de abril de 2013

Primeiro leilão para o bloco de gás natural do Acre deve sair em outubro.

O sonho do Acre em se tornar um estado produtor de gás natural nas jazidas de petróleo enfim vai estar um passo adiante de se concretizar.

Em visita ao jornal A GAZETA na última quarta-feira, dia 28, o governador Tião Viana revelou ter recebido informações da diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard, de que os estudos de sísmica em breve serão concluídos e em outubro o primeiro bloco de exploração dos recursos naturais do Acre (que é, quase na sua totalidade, de gás natural), irá para leilão.

Desde o princípio da hipótese de exploração dos indícios de recursos minerais descobertos há décadas no Acre, Tião Viana fez uso de sua atuação parlamentar, ainda enquanto senador, no começo da década de 2000, para insistir no resgate dos estudos nas jazidas acreanas. Seu apelo pela exploração consciente dos recursos minerais do Acre em seguida atraiu o apoio da própria Magda Chambriard e depois de outros diretores da ANP, que se mostrarem entusiastas com o potencial daqui.

A partir daí, com a articulação política e antes de chegar a esta fase da exploração, o Acre passou por 3 tipos diferentes de estudos em seu solo, que garantem que a extração do gás natural não será feita de forma agressiva ao meio ambiente ou às comunidades que moram na região do Juruá, onde se encontra as jazidas de petróleo da bacia acreana (Madre de Dios). 

Atualmente, a empresa Georadar está nas etapas finais do último estudo prévio antes da liberação do solo acreano para a prospecção propriamente dita dos recursos minerais do Estado.

Outros anúncios
Além do bloco em leilão do gás natural em outubro, o governador Tião Viana aproveitou para dar outros prazos que lhe foram apontados para importantes obras no Estado. Uma delas é a da tão aguardada segunda pista do Aeroporto de Rio Branco. A licitação para a nova pista deve sair em maio e as obras para ela estão previstas no começo de setembro.

Tião também anunciou que o Linhão de energia elétrica para Cruzeiro do Sul deve começar na primeira semana de junho. Outro grande empreendimento que deve ser inaugurado em breve é a primeira grande usina de 10 Mw de geração de energia elétrica que usará como matéria prima resíduos de biomassa. Outra usina de biomassa com capacidade para 20 Mw, elaborada pela iniciativa privada, também deverá ser inaugurada em breve. 

Jornal a gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário