quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Acre valoriza agricultura orgânica.

Feira dos Orgânicos é tema do Comunicação é Cultura da TV Aldeia (Foto: Divulgação)
Cavar, plantar, regar, cultivar e colher. Esses são alguns dos passos que a agricultura orgânica percorre, desde quando o homem começou a se relacionar com a terra e considerar a sua importância como principal fonte de alimentos.
Hoje, ela busca se desenvolver a partir de manejos sustentáveis, com atenção especial para a preservação ambiental, a agrobiodiversidade e os ciclos biogeoquímicos visando a qualidade de vida humana.

Em Rio Branco, o quadro “Comunicação é Cultura”, conversou com produtores rurais na Feira dos Orgânicos, realizada todas as sextas e sábados há mais de uma década nas proximidades do Mercado Elias Mansour. A feira se mantém com o trabalho realizado por grupos de produtores da zona rural com apoio do governo do Estado. É um exemplo de resistência às práticas de cultivo nocivas utilizadas na agricultura moderna.

“Qualquer tipo de fruta ou legume que chega ao Acre, oriundos de outros estados, sofre com a logística. É importante ressaltar que a melancia entre outros frutos produzidos aqui, possuem uma qualidade superior aos dos outros estados e chegam à mesa das famílias acreanas sem nenhum tipo de conservante químico”, explicou o agrônomo Carlos Pais.

A técnica de produção respalda o fornecimento de alimentos saudáveis, mais saborosos e de maior durabilidade. Sem nenhuma utilização de pesticidas ou conservantes químicos, a cultura orgânica preserva a qualidade da água utilizada na irrigação, assim não poluindo o solo nem o lençol freático. A não utilização de substâncias tóxicas beneficia a estrutura e fertilidade dos solos evitando erosões e degradação, contribuindo diretamente com a promoção e para promover e restauração da biodiversidade local.

Um comentário:

  1. A paz irmao estou com novo blog, ja coloquei o link do seu blo no meu blog, se possivel siga o blog.

    ResponderExcluir