sábado, 8 de agosto de 2015

Govenador Tião Viana está neste sábado no município de Jordão fazendo o lançamento oficial do PAA.



O governador Tião Viana juntamente com o Secretario da Seaprof Glenilson Figueiredo estará logo mais as 09h00min no município de Jordão fazendo a entrega ao prefeito Elson Farias, de alguns implementos agrícolas, barcos e lançando oficialmente o Programa de Aquisição de Alimento –PAA.

O evento de lançamento do programa acontecerá na quadra poliesportiva com a participação dos 24 produtores devidamente cadastrado e com aqueles que tiver interesse de fazer parte do programa. 

Para aderir ao programa o produtor rural deve procurar a Seaprof no Municipio munido dos seus documentos para fazer seu cadastro. As entidades beneficiadas com os alimentos comprados pelo governo deve ser escolas, creches, hospitais, desde que estejam cadastradas para poder receber os produtos. 


Programa de Aquisição de Alimentos – PAA.

O Programa de Aquisição de Alimentos - PAA, criado pelo art. 19 da Lei nº 10.696, de 02 de julho de 2003, possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.

Para o alcance desses dois objetivos, o Programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino.

O PAA também contribui para a constituição de estoques públicos de alimentos produzidos por agricultores familiares e para a formação de estoques pelas organizações da agricultura familiar. Além disso, o Programa promove o abastecimento alimentar por meio de compras governamentais de alimentos; fortalece circuitos locais e regionais e redes de comercialização; valoriza a biodiversidade e a produção orgânica e agroecológica de alimentos; incentiva hábitos alimentares saudáveis e estimula o cooperativismo e o associativismo.

O orçamento do PAA é composto por recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS e do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA.

A execução do Programa pode ser feita por meio de seis modalidades: Compra com Doação Simultânea, Compra Direta, Apoio à Formação de Estoques, Incentivo à Produção e ao Consumo de Leite, Compra Institucional e Aquisição de Sementes.

O Programa vem sendo executado por estados e municípios em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS e pela Companhia Nacional de Abastecimento – Conab.

Pelo seu papel estratégico no combate à pobreza, o PAA é uma das ações que compõem o Plano Brasil Sem Miséria – BSM, em seu eixo Inclusão Produtiva Rural.

J.B

Nenhum comentário:

Postar um comentário