sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Acre debaterá o SUS na 7ª Conferência Estadual de Saúde.



A etapa estadual das conferências de saúde terá início na próxima terça-feira, 18, e segue até a sexta-feira, 21, no auditório da Faculdade da Amazônia Ocidental (Firb/FAAO), em Rio Branco.

Na terça-feira, a solenidade de abertura será às 19 horas. Nos demais dias, a programação vai das 8 às 18 horas.

Os organizadores estimam reunir cerca de 700 pessoas, entre delegados dos municípios, representantes dos governos federal, estadual e municipal, trabalhadores da saúde, prestadores de serviços e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), e população em geral.

O maior debate em saúde pública do Estado irá avaliar e discutir oito eixos temáticos, a partir dos princípios do SUS, definindo diretrizes para a garantia da saúde como direito fundamental do ser humano e como uma política de Estado, além de elencar estratégias que possibilitem o fortalecimento da participação social.

As conferências de saúde ocorrem a cada quatro anos e envolvem todos os Estados brasileiros, sendo uma etapa obrigatória para a Conferência Nacional de Saúde, que este ano traz como tema central “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”. A etapa nacional está prevista para ocorrer em dezembro, em Brasília.

A 7ª Conferência Estadual de Saúde do Acre é realizada pelo Conselho Estadual de Saúde (SES) e governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).

No Acre, as conferências municipais de saúde se iniciaram os debates sobre o tema e elaboraram um relatório, destacando sugestões para a formulação de políticas municipais, estaduais e nacionais de saúde.

As propostas serão apresentadas e analisadas pela Conferência Estadual de Saúde, que levará as pautas para a fase nacional.


Assecom/ Sesacre

Nenhum comentário:

Postar um comentário