segunda-feira, 5 de maio de 2014

RIO BRANCO: Idoso que está amarrado na UPA do Segundo Distrito fica um dia inteiro sem higienização.

Verissimo Castelo Branco, 68 anos, está internado na UPA do Segundo Distrito
“Ele mora no Lar dos Vicentinos e não tem familiares na capital”, disse um funcionário da UPA.
Uma postagem feita por um internauta na noite desta sexta feira (2) mostra a realidade vivida por pacientes que buscam tratamento na UPA do Segundo Distrito da capital do estado do Acre.
A foto mostra um senhor idoso e indefeso amarrado pelos pés, e uma das mãos, na cabeceira da cama onde se encontra internado.
Na publicação feita pelo internauta Ogirley Rocha ele relata: “Cheguei agora na Upa do Segundo Distrito para passar a noite com meu avô, e no leito de frente, olha o que fizeram com este senhor. A informações é que ele esta sem tomar banho desde ontem e todo urinado. Fui pedir para aos funcionários de plantão fazerem algo, isso não pode acontecer com nossos idosos. Respeito é bom”, disse o internauta.
Os amigos que fazem parte da rede de amigos de Ogirley ficaram indignados com tamanho absurdo e por se tratar de um senhor indefeso.
Segundo informações colhidas pela reportagem do Portal ContilNet, de fontes que trabalham no local, o idoso que aparece na foto chama-se Verissimo Castelo Branco, 68 anos de idade. Ele está internado há três dias naquela unidade de saúde sem acompanhante.
“Ele mora no Lar dos Vicentinos e não tem familiares na capital”, disse um funcionário da UPA.
De acordo com este servidor, que pediu para não ter seu nome revelado, Veríssimo não recebeu higienização, durante todo o dia, por falta de técnicos de enfermagem no período diurno na unidade hospitalar.
Quanto aos pés e mãos amarradas, segundo a equipe plantonista, o mesmo sofre de transtornos mentais e para a sua segurança, resolveram amarrá-lo para que o medicamento seja aplicado de forma correta, sem ocasionar danos à integridade física do paciente.
“O idoso passou todo o dia com a frauda suja porque não tínhamos técnicos no local no período da manhã para realizar a limpeza do mesmo”, revela uma das fontes da ContilNet Notícias.
A equipe que trabalha no período noturno, ao ver um senhor reclamando da situação por qual estava passando o idoso, a limpeza do mesmo foi realizada por técnicos e enfermeiros.
De acordo com normas do hospital, o paciente que se encontra internado tem que receber higienização por conta de seus acompanhantes, porém se o interno não tem familiares e nem amigos para cuidar dele, cabe à equipe plantonista realizar a limpeza e os cuidados necessários do paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário