sábado, 24 de maio de 2014

EDUCAÇÃO: Prefeitura começa construir as ultimas escolas rurais pelo Proacre em Jordão.

A Prefeitura Municipal de Jordão através da Secretaria de Educação está trabalhando para a conclusão das ultimas escolas que estão sendo construídas pelo PROACRE no município. Desta vez estão sendo construídas as escolas das áreas mais distantes no baixo Rio Tarauacá nos seringais: Tabocal, Mato Grosso, Redenção,   e São Luiz.

Estas escolas serão construídas por ultimo simplesmente por ficarem localizadas as margens do Rio Tarauacá onde possui maior quantidade de água até mesmo em épocas do verão amazônico que terá inicio em junho e se estende até setembro, por isso, a secretaria priorizou as construções das escolas localizadas em locais com grau de dificuldade de acesso maior como na comunidade Douro no alto Rio Tarauacá última comunidade que pertence ao município de Jordão, as comunidades do Rio Murú e até mesmo aqueles que foram construídas com recursos próprios nas áreas indígenas no alto Rio Jordão.

Com exceção da Escola no Seringal Redenção que será de 2 (duas) salas de aulas, as demais terão uma sala com banheiro masculino e feminino em alvenaria e motor bomba para captação de água alem de uma cantina com mobiliário novo e ferramentas para uso do zelador como: enxada, pá, serrote, carro de mão, ciscador, tesado, boca de lobo, martelo entre outras ferramentas.

A prefeitura tem uma parceria fundamental na construção dessas escolas pois o valor de cada uma não é o suficiente para compra de material e mão de obra o que obriga a prefeitura arcar com o restante das despesas e muitas vezes excede o valor previsto na parceria.

No total serão 23 escolas só na área branca onde 19 já foram finalizadas e mais duas que foram reformadas com recursos próprio incluído uma sala anexa a escola da comunidade Manaus, alem das 5 construídas nas áreas indígenas onde o programa também não contempla.


 A escola Santo Onofre localizada no seringal Iracema foi a única que ficou fora do programa devido o conselho ainda não tinha sido criado na época, mas, a escolas já foi reformada e os alunos continuam estudando normalmente e dignamente.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário