A Prefeitura Municipal de
Jordão através da Secretaria de Educação está trabalhando para a conclusão das
ultimas escolas que estão sendo construídas pelo PROACRE no município. Desta vez
estão sendo construídas as escolas das áreas mais distantes no baixo Rio
Tarauacá nos seringais: Tabocal, Mato Grosso, Redenção, e São Luiz.
Estas escolas serão
construídas por ultimo simplesmente por ficarem localizadas as margens do Rio
Tarauacá onde possui maior quantidade de água até mesmo em épocas do verão
amazônico que terá inicio em junho e se estende até setembro, por isso, a
secretaria priorizou as construções das escolas localizadas em locais com grau
de dificuldade de acesso maior como na comunidade Douro no alto Rio Tarauacá última
comunidade que pertence ao município de Jordão, as comunidades do Rio Murú e
até mesmo aqueles que foram construídas com recursos próprios nas áreas
indígenas no alto Rio Jordão.
Com exceção da Escola no
Seringal Redenção que será de 2 (duas) salas de aulas, as demais terão uma sala
com banheiro masculino e feminino em alvenaria e motor bomba para captação de
água alem de uma cantina com mobiliário novo e ferramentas para uso do zelador
como: enxada, pá, serrote, carro de mão, ciscador, tesado, boca de lobo,
martelo entre outras ferramentas.
A prefeitura tem uma
parceria fundamental na construção dessas escolas pois o valor de cada uma não
é o suficiente para compra de material e mão de obra o que obriga a prefeitura
arcar com o restante das despesas e muitas vezes excede o valor previsto na
parceria.
No total serão 23 escolas só
na área branca onde 19 já foram finalizadas e mais duas que foram reformadas
com recursos próprio incluído uma sala anexa a escola da comunidade Manaus, alem
das 5 construídas nas áreas indígenas onde o programa também não contempla.
A escola Santo Onofre localizada no seringal Iracema
foi a única que ficou fora do programa devido o conselho ainda não tinha sido
criado na época, mas, a escolas já foi reformada e os alunos continuam
estudando normalmente e dignamente.
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