Um grupo de indígenas da etnia Kaxinawá, do município de Jordão, localizado no interior do Acre, fechou na manhã da ultima segunda-feira, 19, o Pólo Base de Saúde Indígena, no município.
O movimento reuniu membros do Conselho Local de Saúde Indígena, lideranças e comunidade geral. Eles reivindicam junto ao Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena do Alto Rio Juruá (DSEI-ARJ), melhores condições de trabalho, saúde e saneamento básico dentro das aldeias.
Dentre as principais propostas, destacam-se: Água tratada nas aldeias; Contratação de 9 (nove) agentes de saúde; Contratação de Agentes de Saneamento Básico; Estruturação adequada para o Pólo Base; e Aquisição de botes em alumínio e motores para Agentes de Saúde.
Os Kaxinawás receberam a chave do Pólo, e tomaram posse do veículo do órgão. O carro foi conduzido ao Bairro Kaxinawá, região habitada por indígenas.
“Enquanto as ações não forem desenvolvidas nas 32 aldeias e no Pólo Base, a Saúde Indígena se manterá paralisada no município” – Enfatizam ao exigirem as presenças de representantes da DSEI e do governo, para intermediarem um acordo.
Devido a problemas na rede de telefonia no município, nossa redação não conseguiu ouvir a versão da gestão do Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena do Alto Rio Juruá, sob o caso.
Do Blog Fala Jordão
Nenhum comentário:
Postar um comentário