sábado, 24 de maio de 2014

Conselho e lideranças indígenas fecham o pólo base fazendo novas reivindicações ao Distrito Especial de Saúde Indígena de Cruzeiro do Sul.


Recentemente um grupo de lideranças indígenas fecharam o pólo base de Jordão em forma de protesto reivindicando a contratação de 9 Agentes de Indígena de Saúde – AIS, construção de poços artesianos nas aldeias e a saída de 5 funcionários da Unidade de Saúde, que, segundo eles, estavam realizando um mal atendimento aos seus parentes nas aldeias.


A atitude do distrito de saúde indígena

No outro dia cedo após o fechamento do setor, uma equipe de 4 pessoas vinda de Cruzeiro do Sul chegou ao município trazendo algumas informações a cercas das reivindicações e também apurar algumas denuncias feitas ao chefe do Pólo Base Manoel Pinto.

Depois de uma longa e demorada reunião na Câmara de vereadores do Município e de ouvir os argumentos de vários presentes, inclusive do Manoel Pinto que usou seu tempo para se defender das tais acusações, o representante do Distrito de Saúde Indígena Sr. Melo como é conhecido, colocou suas imposições prometendo a contração dos 9 AIS, tirou os cinco funcionários da equipe e suspendeu o chefe do Pólo Manoel Pinto por 90 dias enquanto serão feitas as apurações das denuncias e nomeou um outro enfermeiro para ocupar a gerencia do órgão o que causou revolta aos índios.

O novo problema 

Presidente do Conselho do Pólo concedendo entrevista à rádio comunitária 
Ao chegarem em Cruzeiro do Sul, Melo comunicou a Funai que os índios de Jordão tinham demitido o gerente do Pólo Manoel Pinto enfurecendo ainda mais os ânimos das lideranças que disseram que Melo mentiu colocando a culpa neles pela saída do Enfermeiro Chefe da Unidade.

Alguns lideres e até algumas mães índias choraram bastante nesta manha ao chegar na unidade e se deparar com a notícia e resolveram fazer um novo protesto em favor do retorno do gerente a unidade e também por mentirem os acusando pela saída do gerente.

As 10:30 horas da manha de hoje o presidente do Conselho do Pólo Base Auricelio Sereno juntamente com o Vice-Presidente João Sales fecharam novamente a unidade para diminuir os ânimos onde outras lideranças queriam tocar fogo nas casas, jogar  o carro no Rio. Agora exigem a presença da chefe do Distrito Cátia Messes e a volta de Manoel Pinto a gerencia da Unidade imediatamente. Caso não sejam atendidos irão ao Ministério Público e para Brasília levar suas reivindicações.

Alem dos 5 profissionais afastados da equipe um outro funcionário pediu demissão do cargo depois de ver que o problema pode ser ainda muito maior.    
Sr. Melo

Prof. José Mateus Representante da Funai no Município



Manoel Pinto

Rita Sales -Representante das mulheres

Paulo da Dsei

Nenhum comentário:

Postar um comentário