terça-feira, 29 de abril de 2014

Governo investe R$ 78,3 milhões em saneamento nos municípios isolados


Uma equipe do governo do Estado realizou durante esta semana visita a três dos quatro municípios de difícil acesso do Acre: Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão. O objetivo do encontro foi apresentar às populações locais os investimentos e o cronograma de execução do Programa de Saneamento Ambiental e Inclusão Socioeconômica do Acre (Proser), cujas obras se iniciam ainda em maio de 2014. Ao todo o investimento será de R$ 78,3 milhões.
O Proser prevê a ampliação e melhoria do sistema de saneamento ambiental integrado, por meio do tratamento e distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto, pavimentação e drenagem, coleta e destinação de lixo. As empresas vencedoras da licitação já realizam o transporte de maquinário e insumos. Parte das benfeitorias apresentadas pelo governo é resultado da consulta pública realizada com as comunidades em fevereiro de 2013.
Para a execução das obras foi necessário um planejamento minucioso por parte das equipes técnicas de governo, pois o transporte de maquinário, materiais e insumos só poderia ser realizado pelos rios que cortam as cidades no período das cheias.
O programa de saneamento ambiental integrado será implantado nos quatro municípios com o menor índice de desenvolvimento humano (IDH) do Acre e também considerados os de mais difícil acesso: Santa Rosa do Purus, Jordão, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo. Mais de 34 mil pessoas serão beneficiadas com as ações.

Saúde e qualidade de vida nos municípios de difícil acesso


Segundo o secretário de Estado de Planejamento, Márcio Veríssimo, com a melhoria em saneamento, é possível a redução dos altos índices de enfermidades: “Uma das prioridades do governo é a área da saúde. Então nós temos a intenção de elevar no interior do estado a cobertura de saneamento, que hoje é de 0%, pra 99%. Esses investimentos em saneamento são fundamentais para reduzir principalmente a incidência de doenças”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário