segunda-feira, 7 de abril de 2014

ECONOMIA: Petrobras atinge recorde de produção de combustíveis em março.

Carga média processada foi de 2,151 milhões de barris de petróleo por dia.Contas da Petrobras têm sido abaladas por déficit em sua produção.


A Petrobras atingiu recorde de processamento em suas refinarias no mês de março, informou a companhia em nota na noite de domingo (6).
A carga média processada no mês passado foi de 2,151 milhões de barris de petróleo por dia (bpd), superando em 12 mil barris diários o recorde de julho de 2013, que era de 2,139 milhões de barris diários.

A Petrobras também atingiu recorde na produção de diesel e gasolina com baixo teor de enxofre em suas refinarias. Ao todo, foram produzidos 4 milhões de barris de diesel S-10 (com concentração de 10 partes por milhão [ppm] de enxofre), 20 milhões de barris de diesel S-500 (500 ppm de enxofre) e 14,8 milhões de barris de gasolina S-50 (50 ppm de enxofre).

As contas da Petrobras têm sido abaladas nos últimos meses pelo déficit em sua produção de combustíveis, o que obriga a empresa a importar e revender os produtos no Brasil com preços abaixo do mercado internacional.

A Petrobras também registrou em março produção recorde na camada pré-sal. A média mensal de petróleo retirado pela companhia no pré-sal atingiu 387 mil bpd no mês passado. E a produção tende a crescer ainda mais, já que na última quinta-feira (3) entrou em operação o poço 7-SPH-04-SPS, no campo de Sapinhoá, na Bacia de Santos.

"Esse poço, que tem potencial de produção de 26 mil barris de petróleo por dia, está conectado à plataforma de produção de 120 mil barris por dia de capacidade, o FPSO Cidade de São Paulo", informou a Petrobras.

A empresa destacou ainda a produção do poço SPS-77A, também ligado ao FPSO Cidade de São Paulo, que produz 36 mil bpd desde 18 de fevereiro, fazendo dele o poço de maior produção atualmente no país.

Gás natural
A Petrobras ultrapassou pela primeira vez a barreira dos 100 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural entregues ao mercado consumidor, informou a estatal.

No dia 26 de março, a companhia ofereceu um total de 101,1 milhões de metros cúbicos. Desses, 45,1 milhões de metros cúbicos foram destinados ao mercado termelétrico e 42,5 milhões de metros cúbicos, ao mercado não termelétrico, do qual fazem parte indústrias, residências, veículos e sistemas de cogeração, entre outros. O restante foi entregue às unidades da Petrobras.

No mês passado, a geração de energia elétrica nas usinas termelétricas da Petrobras foi de 5 mil megawatts (MW). Considerando as usinas para as quais a Petrobras fornece gás natural, a geração chegou a 7.613 MW, representando cerca de 12% da demanda de energia elétrica do Sistema Interligado Nacional (SIN).


Em nota, a empresa atribuiu os atuais recordes ao "aumento da produtividade de seu quadro de empregados".

Nenhum comentário:

Postar um comentário