terça-feira, 1 de outubro de 2013

Governador Tião Viana virá ao Jordão inaugurar sede de etnoturismo na aldeia Lago Lino dia 11 de outubro.

Hoje 01, pela manhã, recebi do Secretário dos Povos Indígenas, João Sales Rosa Kaxinawá, um convite informal para prestigiar a inauguração da sede de etnoturismo na aldeia Lago Lino dia 11 de outubro, onde o governador do estado Tião Viana se fará presente.

As obras na aldeia indígena Lago Lindo, no Rio Tarauacá, em Jordão, já estão prontas e serão entregues na primeira quinzena de outubro. O turismo em terras indígenas tem se tornado um grande atrativo e a meta do governo do estado é fortalecer a atividade, estruturando as aldeias e capacitando as comunidades.

“É um investimento de R$ 427 mil para a construção de um rendário, refeitório, kupixawa, poços artesianos, cozinha, banheiros. Esta primeira obra é na Terra Indígena do Seringal Independência, mas temos duas outras obras, no Rio Gregório, em Tarauacá, e as três totalizam mais de R$, 1,2 milhão”, disse o assessor especial para assuntos Indígenas, Zezinho Kaxinawá.

Depois de muito tempo em construção as obras na aldeia Lago encontram-se em estado final, segundo informação dão conta que já estão concluídas e aguarda apenas a inauguração conforme prevista.

Muitas dificuldades foram enfrentadas pelos operários e empreitante da obra como a falta de recurso para pagar os trabalhadores. Numa visita que o Blog Jordão Agora fez ao local, pude ver a indignação de alguns indígenas onde prometiam atear fogo na estrutura caso não recebessem seu pagamento.
Após a matéria ter sido vinculada na internet, aos poucos o problema foi sendo resolvido.  

Além da estruturação, o investimento, que faz parte do Programa Integrado de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Acre (PIDS), dentro do turismo de base comunitária, prevê também oficinas de capacitação das comunidades para que saibam receber bem o turista e manter os equipamentos.
  
Da Agencia de Notícias do Acre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário