quarta-feira, 29 de agosto de 2012

29 de agosto é o dia nacional de combate ao fumo. Você sabe quais substancias o tabaco tem e oque pode nos causar?


O Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado nesta quarta-feira (29), é um alerta para os 32 milhões de fumantes no Brasil. A ansiedade é um dos principais fatores que levam uma pessoa a fumar.


Em sete segundos, a nicotina chega a milhões de neurônios no sistema nervoso central. Na região do mesencéfalo, a nicotina interage com as células cerebrais e libera a dopamina, substância responsável pelo bem-estar, humor e atenção. “Se ele está triste, fica menos triste, se está ansioso, diminui temporariamente a ansiedade. Isso causa um condicionamento e, com isso, a dependência”, explica Jaqueline Issa, cardiologista do Instituto do Coração.

Das mais de quatro mil substâncias presentes no cigarro, pelo menos 40 são cancerígenas, como o alcatrão e o benzopireno. Eles pegam carona na fumaça e percorrem todo o sistema respiratório, mudando o DNA das células.

Já o monóxido de carbono faz um estrago na oxigenação de todo o corpo. “O desempenho das células é afetado porque em vez de receber 100% de oxigênio, passa a receber entre 90% e 94%. É mais ou menos o desempenho de um atleta que joga ao nível do mar e vai jogar futebol na altitude”, alerta a médica.

O cigarro causa prejuízo para o fumante, mas também causa muitos malefícios para a saúde do fumante passivo, pessoa que convive com quem fuma. Isso acontece, porque a fumaça tragada passa por um filtro, mas o fumante passivo respira toda essa fumaça sem que ela passe por filtro algum. “A fumaça que sai da ponta do cigarro tem três vezes mais monóxido de carbono do que a que o fumante inala, que passa pelo filtro”, afirma a psicóloga Silvia Cury Ismael.

Nenhum comentário:

Postar um comentário