segunda-feira, 30 de junho de 2014

CADÊ A INCLUSÃO SOCIAL? Os brasileiros que não tem o prazer de assistem a copa do mundo do Brasil.

O Município de Jordão situado na confluência do Rio Jordão com o Rio Tarauacá é um dos municípios mais isolados do Estado do Acre e um dos menores do país, mesmo assim, em Jordão vive um povo hospitaleiro de local ainda pacato, onde todos podem dormir seus sonos sem grandes preocupações. Alguns incidentes que acontecem geralmente são nos bares e festas dançantes da cidade.
  
Bem, mais o que quero falar sobre Jordão hoje diz respeito a Copa do Mundo da FIFA no Brasil. Neste sábado deu inicio as oitavas de final com o jogo entre Brasil e Chile onde o Brasil chegou a vencer por penalidades máximas.
Mesmo com o Brasil em festa por sediar o maior evento esportivo do planeta, ainda existem brasileiros que não tem o privilégio de sentar em frente uma TV e assistir os jogos da nossa seleção canarinho. Este povo é o povo Kaxinawá das 32 aldeias do nosso Município Jordão.

Chegam a cerca de 2.500 habitantes dos poucos mais de 7 mil que compõe a população do município de Jordão. Eles estão divididos em 3 terras indígenas no Alto Rio Jordão, Baixo Rio Jordão e seringal independência Rio Tarauacá.
Das 32 aldeias existentes nas terras indígenas mencionados, cerca de 3 tem uma TV onde podem assistirem os jogos. Passando recentemente por 20 dessas aldeias apenas uma dessas encontrei um resto que era de uma antena parabólica e nada mais.  

Não sei exatamente o que fazer e quem pode fazer algo numa situação dessas. Anteriormente a administração publica municipal instalou algumas antenas e  TVs em algumas comunidades rurais não indígenas do nosso município para assistirem os jogos das duas ultimas copas, mais infelizmente material não foi bem cuidado por essas comunidades.


Neste caso, o que está faltando é algo muito discutidos pelos governos chamada de inclusão social. Será que realmente ela existe?  














Por: João Bráz

3 comentários:

  1. como agente pode ajudar vç precisa de alguma ajuda

    ResponderExcluir
  2. como agente pode ajudar vç precisa de alguma ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, disculpa por não ter visto seu comentario antes. me mande seu telefone que te ligo

      Excluir