quarta-feira, 25 de junho de 2014

GABINETE DO GOVERNADOR: Indígenas do alto Rio Jordão instalam um gabinete nas raízes de uma Samaúma em homenagem ao ex-governador Jorge Viana.

CURIOSIDADE DA ALDEIA
Em 1999 quando Jorge Viana assumiu o governo do estado do acre usou como símbolo durante seus 8 anos de mandato a imagem de uma árvore típica da nossa região “a samaúma”, considerada a maior arvora da região norte.

Foi lembrando do ex-governador e senador acriano que os índios Kaxinawás da aldeia Nova Fortaleza alto Rio Jordão resolveram fazer uma homenagem os excelentíssimo o Senhor Jorge Viana e apelidaram a grandes gigantescas raízes conhecida como “sacopembas” de gabinete do Governador.

E como sou um grande admirador de Jorge Viana, do povo indígena e da nossa floresta, aproveitei a oportunidade e fui até o tronco da criança de aproximadamente 80 metros de altura, sua circunferência em média deve medir uns 8 mt de diâmetro e suas raízes chegam por volta de 20 metros.
Em um certo lugar suas raízes se encontram formando um toca impossibilitando que pequenos animais possam entrar ou sair do cercado.

 Nesse exato ponto os índios do lugar o apelidaram de “O GABINETE DO GOVERNADOR” e até um banquinho foi colocado no lugar. O professor Alberto Sabino que me conduziu até a árvore disse que o sonho deles é levar Jorge Viana até sua aldeia para conhecer seu povo.  





Nenhum comentário:

Postar um comentário