quarta-feira, 4 de junho de 2014

Programa saúde na escola fala sobre gravidez da adolescência e métodos contraceptivos.

Nesta noite de terça-feira dia 3 foi ministrada uma palestra na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jairo de Figueiredo Melo abordando o tema gravidez da adolescência e métodos anticoncepcionais.

Essa palestra foi ministrada pelo médico Dr. Janilson Leite através do programa saúde na Escola coordenado pelo Médico Dr. Pablo Garcia. Segundo Pablo o numero de adolescentes grávidas na zona urbana é bem maior que na zona rural dado esse muito preocupante.

Outro dado que tem atraído a atenção dos profissionais é que a presença dessas adolescentes no posto de saúde em busca de métodos contraceptivos como camisinha tem sido cada vez menor.

O Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007. As políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral.


A articulação intersetorial das redes públicas de saúde e de educação e das demais redes sociais para o desenvolvimento das ações do PSE implica mais do que ofertas de serviços num mesmo território, pois deve propiciar a sustentabilidade das ações a partir da conformação de redes de corresponsabilidade. Implica colocar em questão: como esses serviços estão se relacionando? Qual o padrão comunicacional estabelecido entre as diferentes equipes e serviços? Que modelos de atenção e de gestão estão sendo produzidos nesses serviços?

A articulação entre Escola e Rede Básica de Saúde é à base do Programa Saúde na Escola. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras. Sua sustentabilidade e qualidade dependem de todos nós! 













Nenhum comentário:

Postar um comentário