quinta-feira, 19 de julho de 2012

Na foto, assoreamento causado por desmate em aldeia Indígena. Você acredita nisso? Índio destruindo a natureza? Eu creio, eu vi.

Assoreamento no Rio Jordão, causado por desmate da mata ciliar. 

A cada ano que vai se passando vemos o aumento da agressão à natureza causados pelo o homem e também as respostas que ela nos dar em consequência disso. Os rios são os mais agredidos nessa luta.

Digo isso por experiencia própria pois nasci e vivi as margens dos rios que sempre foram uma das nossas fontes de onde tiramos nosso alimento e o principal meio de transporte em nossa região. Com o passa de cerca de 20 anos, muita coisa mudou de lá pra cá, e como mudou. Algumas curvas dos rios deixaram de existir, outras aumentou ainda mais, remanços acabaram e virou uma praia de areia, as cachoeiras virou quedas d'águas e cardumes de grandes peixe virou pequenas piabas. 

Lugares famosos pela fartura de peixes e pescados hoje já estão dentro do mato longe do rio, igarapés também mudaram de rumo tetando esconder-se por causa da sua insignificância, pois já não podem oferecer uma água limpa e proveitosa para consumo e nem muito menos oferecer-se como fonte para prover alimento para as famílias. 

Mas na verdade a natureza colhe hoje o que ela não plantou, e quem está plantando um dia vai ter que colher. E ela, natureza, não tá nem aí pra isso por que verdade ela já vem sofrendo isso a milhões de anos e vem se adaptando aos problemas e ela não precisa do homem pra viver, e sim o homem que precisa dela. 
PENSE NISSO. 

Por João Brás
              

Nenhum comentário:

Postar um comentário