quinta-feira, 5 de julho de 2012

Conselheiros tutelares terão direito a salário e benefícios trabalhistas, garante senado.


Conselheiros tutelares passarão a ser remunerados e terão garantidos direitos trabalhistas. Foi o que decidiu hoje (5), o Senado Federal, ao votar o substitutivo da Câmara ao Projeto de Lei 278.
Como os demais trabalhadores, os membros dos conselhos tutelares terão direito a salário, férias anuais remuneradas com adicional de um terço, gratificação natalina (13º salário), licenças maternidade e paternidade e cobertura previdenciária. A lei orçamentária municipal ou distrital deverá prever os recursos para o pagamento da remuneração e para a formação continuada dos conselheiros.
Os conselhos tutelares são os órgãos responsáveis por zelar pelo respeito aos direitos dos menores de idade, previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Atualmente, segundo o ECA, cada cidade precisa ter ao menos um conselho tutelar com cinco membros, escolhidos pela sociedade para mandatos de três anos.
O projeto aprovado também amplia o mandato dos conselheiros para quatro anos, com direito a recondução (mediante novo processo de escolha), além de vincular o conselho à administração pública local.
Fonte Ac24horas.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário