sexta-feira, 23 de agosto de 2013

POLÍTICA: Ex-presidente Lula chega ao Acre para inaugurar um laboratório de alevinagem ou para reinventar o PT?

Lula chegou ao Acre. Ainda não se sabe bem fazer o quê, mas já se imagina como será: empolgação total dos petistas tentando reviver uma espécie de aurora saudosista e lutando lunaticamente para reinventar a fotografia dos tempos de glória. Tempo em que o PT pairava acima do bem e do mal, nas terras de Galvêz.

É  a primeira vez que o ex-presidente vem ao Acre desde que deixou o cargo. Ele virá com a esfarrapada desculpa de inaugurar um laboratório de alevinagem em um complexo de psicultura, daqueles projetos que são lindos no papel, mas com pouco valor real.

A vinda dele é tão inexplicável quanto a ojeriza que a atual presidente tem para com este Estado. Ela manda chefe de gabinete, ministro, e-mail, carta e até sinal de fumaça, mas recusa-se a mostrar a cara para os acreanos.

Pisar em solo acreano não é para Dilma. A vinda de Lula, ao invés da Dilma, é como se no jogo da Seleção mandassem o Pelé para comentar, e não o Neymar para fazer gol. Lindo para a foto, mas de pouca utilidade, na prática.

Lula é antigo amigo dos ‘capas pretas’ do PT no Acre e não é a primeira vez que vem ao Estado, mas é a primeira vez que ele aterrizará em solo acreano com a difícil missão de ressuscitar a paixão petista no coraçãozinho do povo acreano.

O Lula de hoje é um homem mais sofisticado. Com sua barba aparada e seus ternos Armani, o Lula atual é bem mais dado a concessões nunca antes imaginadas, e disposto a tudo para governar a seu modo. O longo processo do Mensalão diz muito sobre as mudanças implícitas no velho metalúrgico.

Ao chegar ao governo, o Partido dos Trabalhadores provou ser mais elitista do que todas as elites juntas. Os meninos do PT envelheceram, trocaram o Fusca do Nílson Mourão por inúmeros Corolas, que pagam com suas ricas nomeações, e esqueceram de vez o que quer dizer alternância de poder.  


Ao desembarcar em Rio Branco às 19h40min desta quinta-feira (22), em voo particular acompanhado de assessores o ex-presidente, foi recepcionado por lideranças políticas e militantes da Frente Popular do Acre, incluindo parlamentares.

O deputado Geraldo Pereira, líder do PT na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) era um dos mais animados para recepcionar o ex-presidente. Para ele a vinda de Lula ao Acre é motivo de alegria para os militantes petistas.

Após cumprimentar a militância petista e de outros partidos que compõem a FPA, Lula seguiu para o condomínio Ipê, onde participou de um jantar na casa do  governador Tião Viana. Os senadores Jorge Viana e Anibal Diniz, e o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, seguiram junto com o ex-presidente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário