domingo, 16 de setembro de 2012

Trabalhadores Rurais Sem Terra bloqueiam BR-364 e ameaçam radicalizar.


Trabalhadores rurais sem terra bloquearam a BR-364, próximo à Acrelândia. Os manifestantes que ocupam uma área de terra a vários dias resolveram radicalizar fechando a rodovia com galhos de árvores. O bloqueio gerou engarrafamento de mais de um quilômetro nos dois sentidos da via.
 De acordo com informações, a fazenda encontra-se irregular segundo dados do Programa Terra Legal realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Com base nessa possível ilegalidade da posse, os invasores pretendem chamar a atenção para dar celeridade nos processos de demarcações de terras.
Mais de 150 trabalhadores rurais sem terra estão ocupando a área da fazenda. São pessoas, na sua maioria, de Rio Branco e Acrelândia. A reivindicação é que a fazenda seja desapropriada e que sejam dados lotes de 20 hectares para cada trabalhador rural.
Rosana Nascimento, representante da CUT no Acre, falou sobre a questão. “O INCRA nos passou através do Programa Terra legal que essa área é uma área jurídica. Falta apenas a atitude do INCRA retomar a área e pagar as benfeitorias do senhor fazendeiro. Infelizmente a morosidade vem tirando a esperança desses trabalhadores em terem um pedaço de terra para alimentarem suas famílias”, disse a representante da CUT.
Por volta do meio-dia a BR-364 foi desbloqueada, porém, os manifestantes prometeram se nenhuma atitude for tomada até o final da tarde desta sexta-feira, 14, eles voltam a bloquear a via.
Fonte Janelão.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário