terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Coordenador do Hospital do Câncer de Barretos visitou o Acre para possível parceria 

Na ocasião, foi mostrado o programa de prevenção do câncer do colo do útero do hospital, que oferece consultoria para a excelência dos exames e diagnóstico
Na última sexta-feira, 16, a secretária de estado de saúde, Suely Melo recebeu a visita do coordenador de prevenção de câncer do colo do útero do Hospital do Câncer de Barretos/Fundação Pio XII, Marcelo Almeida (Foto:Assessoria Sesacre)
Na última sexta-feira, 16, a secretária de estado de saúde, Suely Melo recebeu a visita do coordenador de prevenção de câncer do colo do útero do Hospital do Câncer de Barretos/Fundação Pio XII, Marcelo Almeida (Foto:Assessoria Sesacre)
Dia 16 de dezembro, a secretária de Estado de Saúde, Suely Melo, recebeu a visita do coordenador de prevenção de câncer do colo do útero do Hospital do Câncer de Barretos/Fundação Pio XII, Marcelo Almeida.
Ele faz parte do Programa Municípios do hospital, que faz consultoria sobre a qualidade e eficiência dos exames de câncer em 122 municípios de três Estados brasileiros (São Paulo, Goiás e Minas Gerais).
O coordenador mostrou como foi montado o programa no Hospital de Barretos e suas características principais, que incluem implantação e organização do programa de prevenção do câncer de colo do útero, palestra com médicos, enfermeiros e profissionais da área sobre os indicadores de qualidade do que deve ou não deve ser feito na coleta e posterior exame, consultoria sobre o padrão de qualidade dos laboratórios que emitem os laudos, fluxo, incentivo aos profissionais envolvidos, capacitação dos agentes comunitários de saúde (ACS) para a busca ativa de casos, parcerias com prefeituras e secretárias do Estado para educação preventiva. “Parece óbvio, mas tudo isso implica a qualidade do resultado de exame, no diagnóstico precoce e tratamento eficaz", diz Marcelo.
Ele cita exemplos de procedimentos demorados ou falta de eficiência que acabam comprometendo a saúde da mulher, tais como profissionais não-capacitados, falha na colpocitologia; falha em todo o processo de coleta para o diagnóstico e diagnóstico tardio.
Com essa visita, a secretária vai discutir com o governador Tião Viana a possibilidade de contratar esse serviço para o Centro de Controle Oncológico do Acre (Cecon). “O Cecon já faz um trabalho de ótima qualidade, mas queremos fazer um trabalho de excelência e saber se estamos no caminho certo”, completa a secretária Suely Melo.
Segundo Marcelo, a Região Norte é a que apresenta mais casos de câncer de colo do útero - 23 para cada 100 mil mulheres. “Mesmo assim, o Acre apresenta índices bons se comparado aos outros Estados da Região Norte”, compara Marcelo.

Fonte ag. de Notícia do Acre

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário