sábado, 3 de dezembro de 2011

Novo Código Florestal pode reduzir em 4 vezes emissões de gases do Brasil. Tomara.

politica_031211_1.jpg
Rollemberg (PSB-DF) agradeceu a Viana o trabalho de “grande brasileiro”
Jorge Viana se defende das críticas dizendo que discursos distorcidos não mudam números e dados do Código Florestal
Se for aprovado no Congresso e sancionado pela presidente Dilma, o novo Código Florestal brasileiro, que será votado no Senado na próxima terça-feira, poderá permitir ao Brasil cumprir quatro vezes mais o compromisso que assumiu há dois anos em Copenhague (na COP 15) de reduzir suas emissões de gases poluentes em mais de um bilhão de toneladas/ano.   
A previsão é do senador acreano Jorge Viana (PT), relator do projeto de lei do novo Código Florestal, ao rebater pela primeira vez da tribuna do Senado as críticas que vem recebendo por ter apresentado um relatório aquém do esperado pelos ambientalistas do país.

Com apartes de apoio de senadores de diferentes partidos, numa fala que demorou mais de uma hora, o senador acreano, antes de responder aos seus críticos, também destacou que o futuro código pode promover o grande compromisso do Brasil diante da mudança climática no mundo. “Posso afirmar que perto de quatro vezes esses compromissos de redução das emissões que o Brasil assumiu podem vir com a aprovação do novo Código Florestal”, disse.
Com o novo Código Florestal, segundo o senador, o Brasil também pode ter o maior programa do mundo de contribuição para que não haja mudança climática acima de dois centígrados, que é o que o mundo precisa promover para assumir seu compromisso de cuidar de planeta.
“No nosso planeta, há 7 bilhões de pessoas hoje e, em 2050, serão 9 bilhões de habitantes. Quem mais pode ajudar para que esse mundo seja melhor, com mais alimentos para esses 2 bilhões que virão, para que haja um equilíbrio no planeta, é o nosso Brasil. E o instrumento que mais pode ajudar o Brasil a alcançar essa meta é o novo Código Florestal”, assinalou Viana.

Trazendo de volta as florestas do país

Com o novo Código Florestal, Jorge Viana acredita que o Brasil terá a sua maior oportunidade de trabalhar para trazer de volta as florestas que foram perdidas, para cuidar melhor do seu meio ambiente e para dar condições de implantar uma agricultura cada vez mais sustentável.
Jorge Viana ressaltou que não iria desmerecer aqueles que o criticam, mas não considera muito adequado o caminho de distorcer os fatos para tentar fazer com que prevaleçam alguns discursos, “mas isso também é parte do processo democrático”. O senador disse não temer as distorções porque o Código Florestal é um código técnico, “com princípios e objetivos bem definidos, com números e dados que não podem ser modificados com palavras, pois eles falam por si só”.
Prometendo exibir os números e dados que cercam o novo Código Florestal quando for apresentar seu relatório no plenário do Senado, na próxima terça-feira, Jorge Viana destacou que recebeu ajuda de todos os setores da sociedade brasileira, inclusive dos ambientalistas, a quem fará questão de agradecer no plenário.
Sem querer fazer do Código Florestal um debate de derrotados e vencedores, o senador Jorge Viana fez questão de agradecer a todos os senadores que contribuíram para a aprovação do código nas comissões temáticas do Senado. “Todos os lados estão sendo ouvidos, a sociedade está participando da construção de um novo projeto de Código Florestal para o Brasil, e o governo também está colaborando, mas ressalto a participação ativa das senadoras e dos senadores”, assinalou.
Para concluir, o senador Jorge Viana disse que o Brasil e o Senado lhe deram uma bela oportunidade de ajudar na construção de seu novo Código Florestal. “Estou seguro de que o trabalho que estamos fazendo é um trabalho bom para o Brasil. Ele não derrota ninguém, nem promove a vitória de ninguém. Ele engrandece o Brasil, protege o meio ambiente e dá segurança para os produtores”, conclui.

Respeito ao meio ambiente e a quem produz

Em aparte, o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) agradeceu a Jorge Viana o trabalho de “grande brasileiro” que promoveu na Comissão do Meio Ambiente e disse que, após reler todo o Código Florestal aprovado pela Comissão de Meio Ambiente, teve a absoluta convicção de Viana fez um trabalho sério, à altura das expectativas da população brasileira, conseguindo produzir um equilíbrio entre a preocupação de ambientalistas e a preocupação dos produtores rurais, num ambiente extremamente complexo, num país extremamente complexo, com seus diversos biomas.
Por sua vez, o senador Wellington Dias (PT-PI), assinalou que o país tem condições agora de aprovar um Código Florestal, como o que foi proposto no relatório do senador acreano, que assegure o respeito ambiental, a proteção dos pequenos e a proteção dos que produzem de forma sustentável.  “Quero parabenizá-lo e dizer que pode contar conosco para comemorarmos e fazermos juntamente com todo o povo brasileiro”.
A senadora e jornalista Ana Amélia (PP/RS), em aparte, disse que queria se solidarizar com o senador acreano pelas injustiças que estão sendo escritas e ditas sobre o seu relatório, pois ele não retrata um projeto para ambientalistas ou ruralistas, mas um projeto para o Brasil. “Sabemos que, perto de nós, em alguns países, não existe sequer Código Florestal, não há reserva de nenhum jeito. E, agora, temos de dar esse exemplo. Então, mais do que qualquer coisa, quero solidarizar-me com Vossa Excelência”, assinalou a senadora.

Fonte Página 20
Escrito por Romerito Aquino  

Nenhum comentário:

Postar um comentário