segunda-feira, 18 de junho de 2012

Jordão, uma cidade ameaçada.

Quando falamos que nossa cidade estar suja, só lembramos-nos das ruas da cidade. Mais isso não me preocupa muito porque mesmo assim quando as ruas enxugam um pouco os trabalhadores passam e retira o lixo das ruas. 

O que me deixou bastante preocupado foi a questão do acumulo de lixo nas praias em frente nossa cidade e dentro dos rios, que a muito tempo vem prejudicando suas águas e deixando-os escassos de peixe. Há mais ou menos 15 anos atrás, lembro-me que em qualquer lugar desses rios tinha bastante peixe. Não era necessário muita coisa pra pescar e arrumar uma boa quantia de peixes.

Hoje resolvi ir ao rio tomar um mergulho e levei minha câmera, e é de ficar bastante preocupado com a quantia de lixo que vi espalhado pela areai.
São garrafas Pete, de vidro, fraudas descartável, isopor, e muitos outros tipos de lixo, inclusive vidro quebra perto de vários adolescentes tomando bando, correndo um grande risco de vida.

Ao encontrar num barco no porto da cidade, uma família indígena que estava almoçando, comentei com eles sobre a educação ambiental de nosso povo que ainda estar muito atrasada, e ele me disse que os indígenas também são muito descuidados com o lixo quando estão viajando nos rios.

Quando perguntai se ainda existe muito peixe nos rios onde vivem, eles me responderam que só há peixe em áreas desertas, onde não mora ninguém.  

É amigos. Acho que precisamos o mais urgente possível, criar leis proibindo tais praticas e fazer com que elas sejam cumpridas, se não nossos netos e bisnetos não poderão comer um peixe de rio, porque não existirá mais. 
Que mundo é esse que estamos deixando pra eles? Pense nisso. 


Jovens tomando bando perto de restos de vidro

Isopor

Praia em frente a cidade 

porto da cidade 


Frauda descartável 




campo de futebol 

Nenhum comentário:

Postar um comentário